quarta-feira, 11 de abril de 2012

Moçambique: Jornais destacam avaliação "excelente" de Passos à cooperação bilateral



PMA - Lusa

Maputo, 11 abr (Lusa) - A nota "excelente" que o primeiro-ministro português, Passos Coelho, atribuiu à cooperação com Moçambique no final da sua visita de dois dias ao país é destacada hoje na imprensa moçambicana.

"Cooperação num patamar de excelência", titula o Notícias, o diário de maior circulação do país, numa referência à avaliação positiva de Passos Coelho às relações bilaterais, durante uma conferência económica com empresários moçambicanos e portugueses.

O diário desenvolve na página dois o tema da cooperação bilateral, numa entrevista em exclusivo com o primeiro-ministro português em que afirma: "Relações económicas mais ambiciosas".

O diário O País também destaca a avaliação que Passos Coelho fez da cooperação com Moçambique, escrevendo em manchete que "investimento português dá mais emprego".

A notícia é depois elaborada no interior da edição sob o título: "Cada milhão do investimento português gera 66 empregos".

A visita do primeiro-ministro português também é destacada no diário eletrónico Media Fax, que titula na sua página quatro: "Investimentos portugueses com melhores resultados na criação de emprego no país", reivindica Passos Coelho, num encontro empresarial que marcou o fim da sua visita oficial ao país.

Opinião Página Global

Moçambique, os moçambicanos, têm de aprender a descodificar as declarações de Passos Coelho se quiserem apreender um pouco daquilo que ele diz. O mesmo acontece com os portugueses (principalmente esses) e com todos que estiverem interessados. Passos Coelho é sujeito de palavras megalómanas  e o passado recente assim demonstra. Em vez de grande diz “brutal”… e assim sucessivamente.

No referido caso de ter declarado que fazia uma avaliação “excelente” à cooperação bilateral não significa que seja isso que considera. Como bom mentiroso que é… é um exagerado. Mente compulsivamente, já o sabemos. Assim como sabemos que Moçambique é um dos países que está muito carente de melhor cooperação por parte de Portugal e que essa cooperação merece como melhor nota um razoável. Portanto, caros jornalistas e povo moçambicano, dêem um desconto muito grande a este primeiro-ministro luso porque ele encarna o chefe de governo que mais tem mentido aos portugueses em menor espaço de tempo. E assim continua. E irá continuar enquanto não se tratar. Pelas paredes de Portugal já existem pinchagens com dizeres “Basta de enganar, Passos vai-te tratar”.

Por enquanto ainda não foi notícia que ele tivesse ido ao psicólogo ou ao psiquiatra tratar da sua compulsividade na mentira. Portanto, no caso da notícia em cima, recomenda-se o devido desconto àquele “excelente”. Ele sim, Passos, é um “excelente” aldrabão. Avisem disso os moçambicanos e todos os outros povos que se possam interessar pelo assunto. (Redação PG - HR)

Sem comentários:

Mais lidas da semana