sábado, 28 de abril de 2012

Moçambique: Produtores de tabaco ameaçam abandonar atividade devido a excedentes



PMA - Lusa

Maputo, 27 abr (Lusa) - Produtores de tabaco da província da Zambézia, centro de Moçambique, contratados pela "Mozambique Leaf Tobacco" (MLT), ameaçam abandonar a atividade devido à incapacidade da empresa de absorver toda a produção, noticiou hoje o principal diário moçambicano.

Segundo o Notícias, 60 camponeses viram 400 fardos de tabaco deteriorarem-se, porque a MLT, tabaqueira detida por capitais norte-americanos e sul-africanos, se mostrou incapaz de comprar a produção, apesar de ter assumido compromissos com os produtores.

Os camponeses acusam a empresa de lhes ter provocado prejuízos, uma vez que se concentraram na produção de tabaco em detrimento de bens alimentares e esperavam ganhar dinheiro com a venda.

O diretor da Agricultura na Zambézia, Ilídio Bande, negou que a MLT seja financeiramente incapaz de comprar o tabaco, atribuindo a situação ao alegado facto de os camponeses terem comprado mais tabaco no vizinho Malaui para tirar proveito dos preços favoráveis oferecidos pela companhia.

"Por mais incrível que pareça, os produtores estão atentos à evolução dos preços tanto em Moçambique como no Malawi. Quando o preço é bom do lado de cá, estão todos a correr para comercializar a sua produção mas, quando é o contrário, todos fogem para o outro lado da fronteira", explicou.

Sem comentários:

Mais lidas da semana