quarta-feira, 18 de abril de 2012

Moçambique: Votação decorre em Inhambane; começam incidentes envolvendo polícia



Verdade (mz)

Depois da abertura sem problemas das 24 assembleias de voto existentes no município de Inhambane, à hora prevista - e salvo um ligeiro atraso no posto localizado no campismo do Tofo, onde os delegados de mesa do partido MDM exigiram verificar os nomes constantes nos cadernos de votação - começam a registar-se os primeiros incidentes envolvendo agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) que agindo de forma arrogante e prepotente estão a intimidar jornalistas independentes e cidadãos que, fazendo uso do seu direito de cidadania, procuram vigiar o dia da eleição do novo edil de Inhambane. Confirmados 16 detidos.

Os nossos enviados especiais reportam que depois de uma tentativa de detenção do director do jornal do jornal CanalMoz e Canal de Moçambique, Fernando Veloso - na Escola Primária Completa 25 de Setembro, porque estava a fotografar um contingente policial que estava nas mesas de votação com Delegados da CNE -, o cidadão Custódio Duma, advogado de profissão e conhecido activista social, foi detido pela PRM que o encaminhou para a 2ª esquadra na cidade de Inhambane onde aguarda que a detenção seja legalizada.

Segundo o relato de Cutódio Duma, na sua página do facebook, foi detido porque fotografou uma placa relativa a inauguração da escola primária completa 25 de Setembro. O cidadão aguarda a chegada do comandante da esquadra para a legalização, ou não da sua detenção claramente ilegal.

Entretanto o CanalMoz relatou, na sua página do facebook, que uma equipa de apoio logístico aos membros das mesas de votação que pertencem ao partido MDM foi impedida de entrar numa das assembléias de voto para deixar alimentação aos seus partidários.

A Rádio Moçambique reportou que pelo menos 16 pessoas haviam sido detidas, todas simpatizantes do MDM, por alegadamente estarem a perturbar a ordem e tranquilidade das Assembleias de votação. O porta voz da PRM, em declarações à RM afirmou que não vão tolerar a circulação de pessoas não credenciadas nas proximidades dos locais de votação.

Abstenção poderá ser alta

Os nossos enviados especiais a Inhambane, que efectuam ainda neste momento uma ronda pelos postos de votação, relatam que depois de uma afluência maciça de eleitores nas primeiras horas do dia, particularmente às assembleia que tem registados o maior número de votantes, nota-se em diversos locais a ausência de eleitores ou postos de votação com muitos poucas pessoas a exercerem o seu direito cívico.

Candidatos votaram cedo

Os dois candidatos à presidente do município, Benedito Guimino pelo partido Frelimo e Fernando Nhaca pelo partido MDM, exerceram o seu direito cívico logo nas primeiras horas desta quarta-feira.

Benedito Guimino, cujo perfil pode conhecer aqui, votou na escola secundária de Muelé. Após exercer o seu direito cívico o Guimino afirmou estar "confiante na vitória".

O candidato Fernando Nhaca, cujo perfil pode conhecer aqui, votou na escola industrial e comercial Eduardo Mondlane e disse estar "satisfeito após votar pela primeira vez como candidato".

As mesas de votação devem encerrar às 18 horas e a Comissão Nacional de Eleições poderá divulgar amanhã os resultados provisórios desta eleição do novo edil de Inhambane.

Sem comentários:

Mais lidas da semana