terça-feira, 17 de abril de 2012

Presidente angolano enviou mensagem a presidente da União Africana



EL - Lusa

Luanda, 17 abr (Lusa) - O Presidente José Eduardo dos Santos enviou hoje uma mensagem ao seu homólogo do Benin, Thomas Yayi Boni, que preside atualmente à União Africana, sobre a situação na Guiné-Bissau, mas cujo teor não foi revelado, noticiou a Angop.

A agência angolana cita o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, enviado especial de José Eduardo dos Santos, à chegada do governante a Luanda, proveniente do Benim.

Angola preside à Comunidade dos Países de Língua portuguesa (CPLP), organização que se reuniu no último fim-de-semana, em Lisboa, num encontro de onde saiu a proposta de constituição de uma força de interposição para a Guiné-Bissau.

Segundo a proposta da CPLP, a força deve ter um mandato definido pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e cada Estado-membro da organização terá uma participação na mesma.

No documento saído da reunião de Lisboa, a CPLP refere que a proposta de criação de uma "força de interposição", terá "o aval das Nações Unidas" e será feita "em articulação com a CEDEAO (Comunidade Económica dos Países de África Ocidental), a União Africana e a União Europeia".

A CPLP ameaçou ainda com a aplicação de sanções individualizadas contra os golpistas.

Um autodenominado Comando Militar protagonizou um golpe de estado na Guiné-Bissau na passada quinta-feira, véspera da campanha eleitoral para a segunda volta das eleições presidenciais, disputadas pelo primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e Kumba Ialá, que no entanto se recusa a participar na votação.

Desde quinta-feira que se desconhece o paradeiro de Carlos Gomes Júnior e do Presidente interino, Raimundo Pereira.

Um Conselho Nacional de Transição foi criado no domingo por alguns partidos de oposição, numa reunião em que o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), não participou.

O golpe de Estado na Guiné-Bissau mereceu ampla condenação internacional.

Sem comentários:

Mais lidas da semana