sábado, 28 de abril de 2012

Timor-Leste: Atino e Anita, dois fantoches que ensinam português e tétum



MSE - Lusa

Díli, 28 abr (Lusa) - Atino e a Anita são as novas estrelas da Rádio Televisão de Timor-Leste (RTTL) e andam a "kari matenek" (espalhar conhecimento) num programa em que ensinam as línguas portuguesa e tétum aos mais pequenos e a adultos.

Atino e Anita são dois fantoches e existem com base numa ideia de Nuno Murinello da Crocfaek, que produziu o programa apoiado pelo antigo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (atual Camões-Instituto da Cooperação e da Língua).

"Esta ideia nasceu da necessidade efetiva dos timorenses aprenderem português, porque foi uma coisa com que me deparei cá. Apesar de ser um país que escolheu a língua portuguesa como língua oficial, é um país que não fala português", afirmou à agência Lusa Nuno Murinello.

Para o produtor, o programa acabou por funcionar nos dois sentidos quer em relação às idades das pessoas que gostam de ver o programa, como em relação aos estrangeiros, principalmente portugueses, que também aproveitam as lições de Atino e a Anita para aprender tétum.

"A linguagem é simples e direta. Não são só o Atino e a Anita que estão a dizer as palavras, mas também vão aparecendo as imagens de suporte à mensagem que está a ser passada, o que ajuda a aprender o português e o tétum", explicou Nuno Murinello.

No programa, os fantoches ensinam nas duas línguas o vocabulário básico, desde os números aos nomes dos animais.

Para já foram gravados dez episódios, mas o futuro, segundo Nuno Murinello, depende de "quem queira continuar a ensinar o português, tendo gostado do modelo aplicado com o Atino e a Anita", e de quem queira financiar o projeto.

"Há alguns interesses, já houve do próprio IPAD uma manifestação de vontade de continuar com o projeto, a RTTL adorou o projeto, não sei se tem dinheiro para continuar, mas estamos agora aqui num hiato, estamos a fazer uma análise do que aconteceu, quais foram os resultados", disse.

Até à chegada de novos episódios, os espetadores repetem as lições, uma boa forma de consolidar os conhecimentos adquiridos.

Relacionado em Página Global

Sem comentários:

Mais lidas da semana