sábado, 21 de abril de 2012

Timor-Leste: PRIMEIRA-MINISTRA AUSTRALIANA FELICITA TAUR MATAN RUAK



FPA (SBR/MSE/HB) - Lusa

Camberra, 20 abr (Lusa) - A primeira-ministra australiana, Julia Gillard, felicitou hoje o novo Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, considerando que o seu desempenho como chefe das forças armadas do país teve um impacto profundo na estabilidade nacional.

"A sua liderança e visão para o desenvolvimento das F-FDTL [Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste] e a sua relação reforçada com a liderança da polícia nacional tiveram um profundo impacto benéfico na estabilidade em Timor-Leste", disse Julia Gillard, num comunicado citado pela agência australiana AAP.

A primeira-ministra acrescentou que o seu Governo "espera trabalhar com Taur Matan Ruak enquanto ele continua a contribuir para a paz e o desenvolvimento de Timor-Leste nas suas novas funções como presidente".

A Austrália trabalhou de perto com o agora presidente durante a década em que ele ocupou o cargo de chefe das forças armadas.

Taur Matan Ruak foi o último comandante das Forças Armadas para a Libertação e Independência de Timor-Leste (Falintil). Com a restauração da independência, a 20 de maio de 2002, foi promovido a major-general e nomeado chefe das Forças Armadas timorenses, cargo que deixou em setembro último para "ser livre" de se candidatar às presidenciais deste ano.

5 comentários:

Anónimo disse...

o Taur ganhou as eleições não é por causa do seu título militar. Respeito disso, mas não era isso o factor determinante.

Ele ganhou, porque teve tudo apoio do Xanana que mobilizou todos os recursos do Estado para comprar voto aos eleitores.

Gentes loucos que lá estão a dominar a república

Anónimo disse...

O Xanana deu todo este apoio porque ele tem um complexo de inferioridade e um medo enorme de uma pessoa - Lu-Olo.

Anónimo disse...

Nas urnas é o povo quem mais ordena e ponto final.

Anónimo disse...

"Nas urnas é o povo quem mais ordena e ponto final."

Bem dito!

Anónimo disse...

A Sra. Gillard está é a borrar-se de medo que Taur lhe comece a responder torto, como ela e os da laia dela merecem por andarem a roubar o petróleo de Timor sobre os cadáveres de inocentes: 183 000, para ser mais preciso.

Mais lidas da semana