sábado, 21 de abril de 2012

Timor-Leste: Passos Coelho felicita Matan Ruak por vitória nas presidenciais



IEL (MSE

Lisboa, 19 abr (Lusa) - O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, dirigiu hoje "sinceras felicitações" ao general Taur Matan Ruak pela vitória nas eleições presidenciais de Timor-Leste, desenhando-lhe os "maiores êxitos no mandato que em breve se inicia".

Numa carta dirigida a José Maria Vasconcelos, mais conhecido como Taur Matan Ruak, Pedro Passos Coelho saúda o povo timorense "pelo seu exemplar grau de civismo e a sua expressiva participação neste processo eleitoral, permitindo que a sua vontade soberana fosse manifestada com plena maturidade na definição democrática do seu destino coletivo".

O primeiro-ministro considera que este ano "Timor-Leste viverá ainda vários acontecimentos de grande relevo histórico e político" que "testemunham de forma clara o constante aprofundamento da democracia e os progressos alcançados pelo povo irmão de Timor".

Passos Coelho refere as comemorações dos dez anos da restauração da independência, nas quais estará presente o Presidente da República, Cavaco Silva, as eleições legislativas e o fim do mandato da missão das Nações Unidas.

"Portugal reitera o seu firme empenho em apoiar a capacitação do Estado timorense e em cooperar nos múltiplos domínios em que se manifesta a nossa relação bilateral, estreitando laços e consolidando o futuro do relacionamento fraterno que tanto nos orgulha, no plano bilateral e no quadro mais abrangente da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa", escreve ainda o primeiro-ministro.

Passos Coelho acrescenta que Portugal continuará a "apoiar os esforços do Governo timorense para a promoção do ensino da língua portuguesa" e despede-se expressando a "mais elevada consideração e apreço pessoal" por Taur Matan Ruak.

Taur Matan Ruak venceu a segunda volta das eleições presidenciais timorenses, realizadas no domingo.

De acordo com os resultados provisórios distritais divulgados pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, o general venceu com 61,23 por cento, derrotando Francisco Guterres Lu Olo, que obteve 38,77 por cento dos votos.

1 comentário:

Anónimo disse...

o voto foi comprado. não merece a felicitação.

o Taur está lá para apoiar o Xanana derrubar mais vez o governo fora do resultado eleitoral próximo julho.

Grande merda

Mais lidas da semana