sexta-feira, 27 de abril de 2012

Timor-Leste: Somos um "povo de boa memória", "um povo grato" [a Portugal] -- MNE



NV - Lusa

Lisboa, 27 abr (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Zacarias da Costa, afirmou hoje, em Lisboa, que os timorenses são "um povo de boa memória, um povo grato", que jamais esquecerá a ajuda prestada por Portugal.

Numa receção promovida pela embaixada timorense, para assinalar o décimo aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Timor-Leste e Portugal, Zacarias da Costa destacou que os dois países têm um relacionamento singular, baseado "na amizade, fraternidade e afeto".

"Portugal defendeu dignamente a autodeterminação de Timor-Leste a nível internacional (...). Nunca desistiu da defesa dos nossos direitos (...). Foi um verdadeiro aliado e amigo dos timorenses", afirmou o governante timorense, perante entidades portuguesas e representantes do corpo diplomático.

Na cerimónia, que contou também com as presenças da embaixadora de Timor-Leste em Lisboa, Natália Carrascalão, e do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português, Luís Brites Pereira, o MNE timorense referiu ainda que será "com base na amizade secular (entre os dois países, colonizador e colonizado) que deverão ser construídas "as relações futuras".

No âmbito das relações diplomáticas, Zacarias da Costa lembrou o apoio ao desenvolvimento concedido por Portugal a Timor-Leste nas áreas da educação, justiça, segurança e saúde, desafiando depois os empresários a terem também um papel ativo nas relações entre os dois países.

Numa breve intervenção, o secretário de Estado Luís Brites Pereira, em representação do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas, corroborou totalmente as palavras de Zacarias da Costa, adiantando que o relacionamento fraterno e secular entre os dois países "tem muito futuro", mas cabe aos governantes concretizá-lo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Zacarias da Costa,

Timor sabe agradecer?? Qual a palavra nas linguas locais para dizer Obrigado??
Timor passa por um período de estabilidade de 5 anos, já há muito que isso não se passava, um grande responsável por isso chama-se Dr. Ramos Horta, foi a votos e perdeu??

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana