sexta-feira, 27 de abril de 2012

COMANDO MILITAR GUINEENSE LIBERTOU PM E PR EM ACORDO COM CEDEAO




Presidente interino e primeiro-ministro foram libertados - fonte familiar

MB - Lusa

Bissau, 27 abr (Lusa) - O Presidente interino da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, e o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, ambos detidos desde o golpe de Estado de 12 de abril, foram hoje libertados, disse à Lusa uma familiar do chefe do Governo.

De acordo com Fátima da Velha, sobrinha de Carlos Gomes Júnior, o primeiro-ministro guineense seguiu num avião em que viajaram os chefes das Forças Armadas de três países da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) que visitaram Bissau hoje.

"O meu tio saiu. Sei que ele foi no mesmo avião com aquele grupo da CEDEAO. É um sentimento indescritível", disse Fátima da Velha, que dançava e cantava em frente da sede do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), partido no poder agté ao golpe do dia 12, de que Carlos Gomes Júnior é líder.

No mesmo avião também seguiu Raimundo Pereira, Presidente interino do país, que igualmente estava detido.

O Presidente interino e o primeiro-ministro são esperados hoje em Abidjan, segundo disse agência france Presse fonte da Presidência da Costa do Marfim.

Centenas de populares de Bissau afluíram hoje à sede do PAIGC logo que a notícia da libertação de Carlos Gomes Júnior e de Raimundo Pereira se começou a espalhar pela capital guineense.

"É impossível explicar aquilo que eu estou a sentir neste momento, que o povo está a sentir, que o PAIGC está a sentir", reforçou Fátima da Velha, entre abraços de mulheres do partido que também não escondiam a sua satisfação.

"Sei que ele viajou. Fui informada pelos colegas", sublinhou Fátima da Velha, funcionária do aeroporto internacional Osvaldo Vieira de Bissau.

A sobrinha de Carlos Gomes Júnior diz ainda que a libertação de Carlos Gomes Júnior e de Raimundo Pereira ficou a dever-se "à boa compreensão do Estado-Maior General das Forças Armadas".

"Acho que chegaram à conclusão de libertar o Carlos Gomes Júnior e o Raimundo Pereira para resolver este problema, para começar a dar os primeiros passos para a resolução deste problema", defendeu a sobrinha do primeiro-ministro guineense.

Fátima da Velha destacou ainda o facto de que, a partir de agora, Carlos Gomes Júnior está em liberdade e "pode receber um bom tratamento médico" já que, diz, ele sofre de diabetes.

"Ninguém gosta de ter um familiar preso e muito menos nas mãos de militares", afirmou Fátima da Velha, mostrando-se confiante de que Carlos Gomes Júnior não abandonará a política.

"Contamos que ele vai ser Presidente uma vez, duas vezes, porque uma pessoa que foi escolhida pelo povo, vai continuar a ganhar nas urnas. 'Cadogo' [nome por que é popularmente conhecido] é o Mandela da Guiné-Bissau", enfatizou a sobrinha

Raimundo Pereira e Gomes Júnior podem integrar governo de transição, diz Comando Militar

Bissau, 27 abr (Lusa) - O porta-voz do Comando Militar que tomou o poder no dia 12 de abril na Guiné-Bissau admitiu hoje que o o primeiro-ministro e o Presidente interino hoje libertados possam integrar um governo de transição.

Se Raimundo Pereira for Presidente será Presidente de um governo de transição, se Carlos Gomes Júnior for primeiro-ministro será de um governo de transição, "não será primeiro-ministro no resultado das eleições anteriores", disse Daba Na Walna em conferência de imprensa.

Se o PAIGC (maior partido, no poder até dia 12) "apresentar Carlos Gomes Júnior para o governo de transição será uma proposta boa para estudar", disse o porta-voz em resposta aos jornalistas, acrescentando que "tudo está em aberto" e que o Governo eleito foi afastado.

Populares festejam "libertação" do primeiro-ministro e PR interino na sede do PAIGC

Bissau, 27 abr (Lusa) -- Dezenas de pessoas estão concentradas em Bissau na sede do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), no poder até dia 12, a festejar a "libertação" do primeiro-ministro e do Presidente interino.

Fontes militares disseram à Lusa que o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e o Presidente interino, Raimundo Pereira, detidos no dia 12 de abril, na sequência do golpe militar na Guiné-Bissau, partiram hoje no mesmo avião que trouxe os elementos do Comando Militar que participaram quinta-feira numa cimeira extraordinária da CEDEAO, no mesmo país.

Numa conferência de imprensa realizada hoje em Bissau, questionado pela Lusa, o porta-voz do Comando Militar, Daba Na Walna, disse que não confirmava a libertação de Carlos Gomes Júnior e de Raimundo Pereira.

Sem comentários:

Mais lidas da semana