quarta-feira, 11 de abril de 2012

TSUNAMI NO ÍNDICO – 17 PAÍSES EM ALERTA


Sapo TL

As autoridades confirmaram a existência de um tsunami após o sismo de 8,6 registado hoje no Oceano Índico, a cerca de 500 quilómetros da costa Oeste de Samatra, na província de Aceh. Alertas de tsunami estão a ser emitidos em vários países da região.

A Agência France Presse dá conta entretanto de uma réplica de magnitude 8,2 em frente à costa de Sumatra (oeste), horas depois do terramoto de magnitude 8,6, indicou o Instituto Geológico americano (USGS).

A réplica ocorreu às 10H43 GMT (07H43 de Brasília), a apenas 16 km de profundidade e a 615 km de Banda Aceh, a capital da província de Aceh, disse o USGS. Horas antes, às 08H38 GMT (05H38 de Brasília) ocorreu perto dali um tremor de magnitude 8,6, que desencadeou um alerta de tsunami em todo o oceano Índico.

Segundo o Instituto Geofísico do país, o primeiro terramoto ocorreu no mar, a uma profundidade de 22,9 quilómetros e a 495 quilómetros de distância de Banda Aceh, na ilha de Sumatra, Indonésia, uma das zonas mais devastadas pelo tsunami de 2004.

O Aeroporto Internacional de Phuket, no sul da Tailândia, foi entretanto encerrado na sequência do alerta de tsunami em vigor para o Oceano Índico. O sismo foi sentido ainda em Singapura, Tailândia e sul da Índia. O abalo ocorreu às 8h38 (hora local) e, segundo um jornalista da AFP situado em Banda Aceh, o tremor foi sentido durante 5 minutos.

Os países do sudeste asiático emitiram alertas de tsunami e apelaram às populações que se afastem das zonas costeiras após um sismo de magnitude 8,7 ter sido registado no norte de Samatra, na Indonésia.

Os centros de monitorização dos EUA e da Indonésia emitiram um alerta de tsunami para todo oceano Índico, incluindo a Indonésia, Índia, Sri Lanka, Austrália, Birmânia, Tailândia, Maldivas e outras ilhas do Pacífico, Malásia, Paquistão, Somália, Oman, Irão, Bangladesh, Quénia, África do Sul e Singapura.

As autoridades tailandesas ordenaram mesmo a evacuação da costa do mar de Andaman. "As pessoas que vivem na costa de Andaman devem deslocar-se para pontos elevados e permanecer o mais longe possível do mar", indicou o Centro Nacional de Gestão de Catástrofes da Tailândia.

A Índia lançou um alerta de tsunami para as ilhas Andaman e Nicobar, estendido já aos estados de Orissa (no leste do país) e de Kerala (no sul). O centro nacional indiano de informação oceânica lançou um alerta vermelho para estas duas ilhas, enquanto as costas de Andhra Pradesh e do Tamil Nadu, no sul e no sudeste do país, foram colocadas sob extrema vigilância.

No Sri Lanka também foi lançado alerta de tsunami válido para toda a ilha.

Recorde-se que em dezembro de 2004, um sismo de magnitude 9.1 espoletou um tsunami no oceano Índico que matou 230 mil pessoas, cerca 170 mil só em Aceh.

Na Indonésia, em Jacarta, encontra-se em visita oficial o primeiro ministro britânico. Esta visita de David Cameron deverá durar dois dias e tem como objetivo reforçar as relações bilaterais entre os dois países no que concerne a educação, comércio e investimento. Para já desconhece-se de que forma esta zona foi afetada. Foi aliás durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro ministro britânico que o Presidente da Indonésia anunciou que a situação está sob controlo, afastando na altura a hipótese de uma ameaça evidente de tsunami.

Sem comentários:

Mais lidas da semana