quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dezenas de estudantes de português em encontro com escritor Luís Peixoto em Pequim



AC - Lusa

Pequim, 11 abr (lusa) - Dezenas de estudantes chineses participaram hoje num inédito encontro com um escritor português da nova geração, José Luís Peixoto, na Universidade de Comunicação da China (UCC), em Pequim.

"Foi ótimo. Ficou provado que os estudantes não querem aprender português para ganhar dinheiro e estão também interessados em conhecer a cultura portuguesa", disse à agência Lusa a professora Liliana Gonçalves.

José Luís Peixoto foi também o primeiro escritor lusófono a participar uma atividade extracurricular naquela escola, uma das cinco universidades de Pequim com licenciatura em português.

Há cerca de uma década, em toda o continente chinês, havia apenas duas universidades com licenciatura em português. Hoje, há mais de quinze, numa dezena de cidades.

O crescente interesse pela língua portuguesa é geralmente associado ao acelerado desenvolvimento das relações económicas e comerciais com os países lusófonos, sobretudo Angola e Brasil, e os licenciados em português costumam ter emprego assegurado.

José Luís Peixoto, de 38 anos, é autor de vários romances, entre os quais "Nenhum Olhar", galardoado em 2001 com o Prémio José Saramago, traduzido e publicado em mais de uma dezena de países.

Sem comentários:

Mais lidas da semana