JSD - Lusa
Cidade da Praia, 25 mai (Lusa) - O Aeroporto Internacional da Cidade da Praia é hoje batizado com o nome do antigo presidente sul-africano Nelson Mandela, iniciativa com que o Governo de Cabo Verde pretende homenagear o líder sul-africano.
O evento, para o qual não foi divulgada a lista de personalidades convidadas, está marcado para as 17:30 locais (19:30 em Lisboa) e, segundo uma nota do Gabinete do Primeiro-ministro cabo-verdiano, homenageia "um dos maiores símbolos da luta pela liberdade, igualdade e dos direitos humanos".
A cerimónia, "um tributo simbólico" feito a Mandela no Dia de África, culmina um processo iniciado a 13 de janeiro deste ano, quando o Governo de José Maria Neves aprovou a decisão, o que provocou alguma polémica, depois de vários setores da sociedade local entenderem que a infraestrutura deveria homenagear uma personalidade cabo-verdiana.
O aeroporto deixará de se chamar "Francisco Mendes" ("Tchico Té"), antigo combatente guineense e primeiro-ministro da Guiné-Bissau de 24 de setembro de 1973, data da declaração unilateral de independência da antiga colónia portuguesa, até ser assassinado, em julho de 1978, e cujas iniciais ainda se utilizam nos códigos alfandegários internacionais.
À exceção do aeroporto do Sal, onde "Amílcar Cabral" continua a vingar, o Governo de Cabo Verde decidiu homenagear Cesária Évora (falecida a 17 de dezembro de 2011) batizando o de São Vicente com o nome de cantora, e Aristides Pereira, primeiro presidente do arquipélago (falecido a 22 de setembro do mesmo ano), "dando-lhe" o da Boavista.
Sem comentários:
Enviar um comentário