quarta-feira, 2 de maio de 2012

Angola: Presidente da Argentina inicia a 17 de maio visita oficial de três dias



EL - Lusa

Luanda, 02 mai (Lusa) - A Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, inicia no próximo dia 17 uma visita oficial de três dias a Angola, noticia hoje o Jornal de Angola, que cita fonte diplomática argentina.

Segundo o embaixador Juan Caballero, a visita está a ser encarada com "muita expetativa" em Buenos Aires, que olha para Angola como um "potencial parceiro de futuro".

"Depois da guerra, Angola é atualmente dos países com a mais alta taxa de crescimento económico em África e no mundo, razão pela qual nos interessa manter uma parceria", acentuou o diplomata.

O programa da visita de Cristina Kirchner tem previsto um encontro com o Presidente José Eduardo dos Santos, que visitou a Argentina há sete anos.

As delegações dos dois países vão analisar os memorandos já assinados nos domínios económico, científico, tecnológico, agropecuária e indústria.

Paralelamente à visita, Cristina Kirchner inaugurará uma feira de produtos argentinos, na Feira Internacional de Luanda (Filda), com a participação de 400 empresários do seu país.

No programa da visita da chefe de Estado argentina estão previstas diversas ações desportivas e culturais, com a participação de uma equipa argentina de basquetebol sénior masculino e outra de hóquei em patins, bem como de um grupo musical de tango e especialistas em gastronomia.

A visita de Cristina Kirchner a Angola realizar-se-á cerca dois meses e meio depois de uma delegação de 300 empresários argentinos, liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Hector Timerman, ter efetuado uma deslocação de trabalho a Luanda.

A agropecuária foi o setor preferido identificado pelos empresários argentinos para investirem em Angola, disse na ocasião à Lusa o secretário de Estado do Comércio Interno argentino.

Guillermo Moreno destacou Angola como "exemplo" do que deve ser a expansão dos investimentos argentinos em África.

Sem comentários:

Mais lidas da semana