quarta-feira, 2 de maio de 2012

Governantes incentivam criação de parcerias entre Portugal e Moçambique



LAS - Lusa

Maputo, 02 mai (Lusa) -- Os responsáveis pela energia nos governos de Lisboa e de Maputo apelaram, hoje, à constituição de parcerias para o investimento entre empresas dos dois países, aproveitando a experiência portuguesa e o grande crescimento do setor em Moçambique.

Falando em Maputo na abertura do seminário "Moçambique, Portugal parceiros para a energia", o secretário de Estado português, Artur Trindade, defendeu que devem ser fomentadas "parcerias para o crescimento em vez de projetos unilaterais".

O secretário de Estado da Energia referiu que "a evolução positiva", que resultou da venda, em abril, da totalidade das ações que Portugal detinha na Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB), "abriu portas importantes para parcerias estratégicas e para uma cooperação mais estreita entre os dois países" no setor da energia.

"Temos experiência para potenciar sinergias, aproveitando a grande cooperação e o bom relacionamento entre os dois países", disse Trindade, recordando que, na Europa, Portugal "tem estado na frente" em diversas áreas do setor da energia, nomeadamente na eficiência energética.

Também o ministro moçambicano da Energia, Salvador Namburete, referiu as possibilidades de cooperação entre os dois países: "Moçambique e Portugal têm experiência de relevo no domínio das energia, a qual constitui uma base sólida com ganhos mútuos", disse o governante de Maputo.

Namburete destacou "a posição de vanguarda que Portugal assume, em particular nas energias renováveis", para concluir que isso "propicia um quadro favorável para a viabilização de investimentos em Moçambique".

Artur Trindade lidera uma missão empresarial a Moçambique no setor da energia, promovida pela ADENE - Agência para a Energia, que integra duas dezenas de empresas, entre as quais Galp Energia, Efacec, Self Energy, REN, EDP, Janz, Martifer Solar e Visabeira.

Sem comentários:

Mais lidas da semana