quarta-feira, 2 de maio de 2012

Banco Mundial financia formação pré-escolar para 84 mil crianças moçambicanas



LAS - Lusa

Maputo, 02 mai (Lusa) - O Banco Mundial (BM) vai apoiar o governo de Moçambique na formação pré-escolar de 84 mil crianças nas zonas rurais do país, para aumentar as suas hipóteses de êxito a partir da instrução primária, foi hoje anunciado.

Na terça-feira, a direção executiva do BM aprovou em Washington, Estados Unidos, um crédito de 40 milhões de dólares, (30,3 milhões de euros) destinados a este projeto que já é financiado por outros parceiros internacionais de cooperação.

Segundo um comunicado do BM, o novo financiamento destina-se a aumentar a preparação para a escola das crianças oriundas de famílias de baixos rendimentos, diminuindo as taxas de reprovação e de abandono escolar, ao nível da instrução primária.

"Acreditamos que os investimentos nas crianças, na idade certa, vão ajudar a quebrar o ciclo da pobreza em Moçambique a longo prazo e contribuir para um futuro radioso para os moçambicanos", disse o diretor do BM para Angola, Moçambique e São Tomé, Laurence Clarke, citado no mesmo documento.

De acordo com um estudo realizado pela organização não governamental Save the Children nas zonas rurais de Moçambique, as crianças que frequentam o ensino pré-escolar mostram-se mais interessadas em aprender escrita e matemática e mostram maior respeito pelas outras crianças.

Em Moçambique, das cerca de 4,5 milhões de crianças com menos de cinco anos, apenas 5 por cento tem atividades pré-escolares, a maior parte nas zonas urbanas e no ensino privado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana