quinta-feira, 10 de maio de 2012

GOVERNO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ABANDONA SEUS ESTUDANTES EM MOÇAMBIQUE




Bolseiros santomenses em Moçambique dizem que estão a passar muitas dificuldades

O portal santomense do Jornal Transparência divulga carta de estudantes de São Tomé e Príncipe em Moçambique que dá conta das dificuldades por que estão a passar. Situação que não é inédita com estes estudantes se recordarmos que vários governos têm por prática o abandono de estudantes nacionais a estudar noutros países. Ainda há pouco tempo ocorreram queixumes de estudantes moçambicanos a estudar na Argélia, também estudantes cabo-verdianos a estudar no Brasil acusam o seu governo de abandonos inadmissíveis. (Redação PG – HR)

Passamos a reproduzir a carta publicada no Jornal Transparência de São Tomé e Príncipe:

“Excelentíssimos, Sr. Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Sr. Primeiro-ministro, Sr. Ministro da Educação, Sr. Ministro das Finanças e Cooperação Internacional e Srs. Deputados, as nossas mais sinceras e cordiais saudações.

Nós os estudantes universitários São-Tomenses, a estudar na República de Moçambique, em diferentes áreas de ciências, enviamos para todos os órgãos de soberania da Republica Democrática de São Tomé e Príncipe, e para toda a sociedade civil santomense, como forma de alertar o novo executivo e em particular o ministro da educação para viabilizar o pagamento do nosso subsídio de bolsa em atraso, referente aos meses de Janeiro a Maio do ano corrente.

Visto que os estudantes dependem desse valor para pagar as suas despesas de estadia, como aluguer de casa, alimentação, saúde, despesas académicas, visto de estadia, entre outras despesas, e com a falta de pagamento do subsidio de bolsa a nossa vida neste país tem se tornado num autêntico calvário.

Pelo que pedimos aos líderes de nosso maravilhoso país se dignem a resolver a nossa situação o mais rápido possível, pois esta, está a tornar-se insuportável, visto que estamos dependentes da caridade de alguns bons samaritanos.

Sabemos das dificuldades financeiras que o país vem enfrentando, motivo pelo qual consideramos que os representantes do povo deveriam ser mais rigorosos, responsáveis e sobretudo repensarem um São Tomé e Príncipe com mais dignidade.

Sem mais delongas e cientes de que V. Exas. se sensibilizarão com esta lastimável situação que nós Estudantes Bolseiros na República de Moçambique vivemos, aguardamos urgentemente pelo vosso retorno, pois o sucesso dos nossos estudos depende da minimização das nossas dificuldades, que transcendem a ordem financeira."

Sem comentários:

Mais lidas da semana