terça-feira, 22 de maio de 2012

GOVERNO DE TRANSIÇÃO GUINEENSE VAI TER 26 MEMBROS A ANUNCIAR AINDA HOJE


Edificio do gabinete do PM, Bissau

Governo de Transição Será Composto por 26 Membros

Exclusivo Guiné-Bissau

(GBissau) Bissau - Vão ser conhecidos esta tarde os nomes das pessoas que vão integrar o governo da transição da Guiné-Bissau. A GBissau.com apurou em exclusivo de que o elenco governamental será composto por 26 elementos, divididos entre 14 ministérios e 12 secretarias de estado.

O Decreto presidencial será difundido no início da tarde de hoje, terça-feira. De acordo com a nossa fonte, é provável que o empossamento dos mesmos tenha lugar ainda esta tarde, “se os serviços protocolares estiverem devidamente preparados.”

E devido à “rigorosidade na selecção das pessoas” – à luz da nova conduta governamental adoptada no quadro do “Pacto da Transição”, algumas pessoas ficaram impossibilitadas de fazer parte deste futuro governo. Estas “pessoas são suspeitas do envolvimento no tráfico das drogas,” confidenciou uma fonte política em Bissau. Pelo menos duas individualidades políticas estarão nesta lista dos “impossibilitados”, o que terá causado uma acesa discussão durante os últimos três dias no seio dos partidos políticos guineenses. Mas, “no final do dia o bom senso prevaleceu e estes diferendos foram ultrapassados” disse a mesma fonte.

Destes ministérios nota-se uma “condensação extraordinária” na tentativa de se reduzir o número das pastas.

Para já, o Comando Militar será quem vai indicar elementos para as pastas dos Ministérios da Defesa e dos Antigos Combatentes e o do Interior. As partes guineenses chegaram a este acordo durante a reunião do “Grupo de Contacto” que teve lugar nos finais de Abril na cidade de Banjul, Gâmbia. Leia a notícia

O Partido da Renovação Social (PRS) fica com duas pastas ministeriais e duas secretarias de estado. O Partido Republicano da Independência para o Desenvolvimento (PRID) fica com um ministério e uma secretaria de estado. Na sua generalidade, os partidos políticos ocupam sete ministérios e seis secretarias de estado. As pastas executivas ficam na posse do primeiro-ministro e as de soberania foram confiadas ao Presidente da Transição.

Eis a lista das pastas ministeriais (não necessariamente nesta ordem):

Ministério da Presidência do Conselho dos Ministros, Comunicação Social, Assuntos Parlamentares, da Reforma e Porta-voz do Governo.

Ministério da Educação e da Cultura
Ministério da Juventude e dos Desportos
Ministério da Justiça, de Direitos Humanos e Luta contra a Corrupção
Ministério do Comércio e Valorização de Produtos Locais
Ministério da Administração do Território e das Autarquias Locais
Ministério da Agricultura e das Pescas
Ministério das Infra-estruturas
Ministério do Interior
Ministério da Defesa e dos Antigos Combatentes
Ministério da Função Pública e do Trabalho
Ministério das Relações Exteriores, da Cooperação e das Comunidades
Ministério da Energia, Industria e do Turismo

GBISSAU.com – EXCLUSIVO

Sem comentários:

Mais lidas da semana