terça-feira, 22 de maio de 2012

Guiné-Bissau: Parlamento suspende trabalhos até que seja formado novo Governo



MB - Lusa

Bissau, 22 mai (Lusa) - O Parlamento da Guiné-Bissau suspendeu hoje os trabalhos da sessão plenária aguardando pela formação de um novo Governo, disse hoje o presidente em exercício da Assembleia Nacional, Ibraima Sory Djaló.

De acordo com a mesma fonte, uma vez que o país ainda não tem um novo Governo, decorrente do golpe de Estado de 12 de abril passado, o Parlamento não pode trabalhar, já que tem em mãos um conjunto de projetos de lei que carecem de uma explicação dos membros do executivo.

A próxima sessão plenária devera ter lugar no mês de junho, indicou Ibraima Sory Djaló.

Entre os projetos de lei que deviam ser analisados pelos deputados constam leis sobre minas e pedreiras, petróleo, estatuto de carreira universitária e ainda do pessoal da Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento guineense).

Em declarações aos jornalistas, os líderes parlamentares dos dois principais partidos do país concordaram com a suspensão dos trabalhos até que seja formado um novo Governo.

Tanto Rui Diã de Sousa, do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), como Florentino Mendes Pereira, do PRS (Partido da Renovação Social) afirmaram que "não se pode discutir projetos de lei sem que estejam presentes membros do Governo".

O porta-voz do Comando Militar, protagonista do golpe de Estado, o tenente-coronel Daba Na Walna, disse hoje em conferência de imprensa que o novo Governo deverá ser conhecido ainda hoje.

Sem comentários:

Mais lidas da semana