quarta-feira, 23 de maio de 2012

Indonésia: Visita de Estado abriu "nova página" no relacionamento bilateral - Cavaco



SMA - Lusa

Jacarta, 23 mai (Lusa) - O Presidente da República disse hoje que a sua visita de Estado à Indonésia abriu "uma nova página" no relacionamento bilateral, considerando que seria "um erro político e económico" se Portugal ignorasse uma das economias mais dinâmicas da Ásia.

"Seria um erro político e económico da parte de Portugal não prestar uma atenção muito particular à Indonésia", sublinhou Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas, num balanço da visita de Estado de dois dias que realizou à Indonésia.

O chefe de Estado português salientou que a Indonésia é o quarto país do mundo mais populoso do mundo, com mais de 240 milhões de habitantes, exerce uma posição de liderança na Associação do Sudeste Asiático (ASEAN) e é um membro do G20.
"Esta visita, a primeira de um presidente português à Indonésia, permitiu criar as condições para escrever uma nova página no relacionamento entre os dois países mutuamente benéfica", sublinhou.

Na parte económica, o chefe de Estado destacou que alguns dos empresários que o acompanharam nesta visita já perspetivam a concretização de negócios neste país.

Hoje, por proposta do ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas, que acompanhou Cavaco Silva nesta visita, foi criada uma comissão bilateral que deverá reunir ainda este ano para o acompanhamento das missões empresariais entre os dois países, sendo que uma delegação de empresas indonésias deverá deslocar-se a Portugal no Outono.

O objetivo, explicou à Lusa fonte do MNE, é "detetar oportunidades de negócio e promover o crescimento das exportações", no sentido de equilibrar a balança comercial entre os dois países. Atualmente Portugal exporta bens e serviços para a Indonésia no valor de 11 milhões de euros, enquanto as importações ascendem aos 87 milhões de euros.

Na reta final da agenda de Cavaco Silva na Indonésia, o Presidente inaugurou uma exposição sobre os 500 anos das relações entre os dois países, na qual sublinhou que um dos objetivos desta sua visita foi dar a conhecer melhor o "Portugal contemporâneo".

No entanto, as estrelas desta inauguração não foram os documentos históricos provenientes da Torre do Tombo mas sim dois cavalos lusitanos que, à entrada do Museu Nacional da Indonésia, em Jacarta, realizaram uma atuação à chegada do Presidente da República e motivaram a curiosidade entre os muitos convidados.

Os cavaleiros que montavam o "Ocre" e o "Prodígio", um casal português, estão na Indonésia há três anos e na Ásia há duas década, tendo já "importado" 25 cavalos lusitano para fomentar o desporto equestre na região.

Sem comentários:

Mais lidas da semana