terça-feira, 1 de maio de 2012

Merkel ameaça faltar aos jogos do Europeu na Ucrânia se Timoschenko não for libertada



FPA (FA) – Lusa, com foto

Berlim, 29 abr (Lusa) - A chanceler alemã decidiu não assistir aos jogos do campeonato europeu de futebol na Ucrânia se a ex-primeira-ministra Julia Timoshenko permanecer na prisão, enquanto um ministro do seu governo pediu aos líderes europeus que façam o mesmo.

O semanário Der Spiegel revela a decisão de Angela Merkel e acrescenta que a chanceler aconselhou também os seus ministros a não assistir aos jogos em protesto contra a forma como o regime do presidente ucraniano Víctor Yanukóvich tem tratado Timoshenko, que está doente na prisão, onde iniciou uma greve de fome.

Merkel abriu apenas uma exceção para o seu ministro do Interior, Hans Peter Friedrich, responsável da política desportiva do governo alemão, embora este já tenha declarado que só assistirá ao jogo entre a Alemanha e a Holanda se antes puder visitar Timoshenko.

Entretanto, o ministro alemão do Ambiente, Norbert Roettgen, apelou aos líderes europeus que boicotem os jogos do campeonato europeu de futebol a decorrer este verão na Ucrânia em protesto contra a detenção da ex-primeira-ministra Julia Timoschenko.

Norbert Roettgen disse ao jornal alemão Bild que tem de se garantir que a Ucrânia - que considerou uma "ditadura" - não use o campeonato de futebol para melhorar a sua imagem sem que antes faça as reformas necessárias.

Para Roettgen, "visitas de ministros ou primeiros-ministros estão fora de questão nas circunstâncias atuais".

O governo alemão e especialistas da Clínica Universitária de Charité em Berlim, que têm visitado Timoshenko na prisão, já se ofereceram várias vezes para que a dissidente ucraniana receba tratamento na capital alemã.

Um tribunal ucraniano adiou no sábado, devido ao estado de saúde da ex-chefe do Governo, o julgamento do novo processo de Julia Timoschenko, condenada em 2011 a sete anos de prisão, por alegado abuso de poder durante o seu mandato.

Os advogados da ex-chefe do Governo comunicaram que ela não está em condições de ser julgada e renovaram o apelo para que possa viajar para Berlim para receber a devida assistência médica, como recomendaram médicos da clínica Charité depois de a terem visitado pela segunda vez, na penitenciária de Charkow.

A fase final do campeonato europeu de futebol decorre em junho e julho na Polónia e na Ucrânia.

Sem comentários:

Mais lidas da semana