JSD - Lusa
Dacar, 03 mai (Lusa) - Os ministros dos negócios estrangeiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúnem-se no sábado em Lisboa para concertar uma posição comum a apresentar encontro que a ONU fará sobre a Guiné-Bissau na segunda-feira.
Em declarações à agência Lusa, o secretário executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, escusou-se a adiantar mais pormenores sobre a reunião de sábado, sublinhando que muito do que for concertado em Lisboa vai depender dos resultados da cimeira da Comunidade Económico dos Estados da África Ocidental (CEDAO), a decorrer hoje em Dacar e cujos trabalhos só terminam cerca das 17:00 (18:00 em Lisboa).
A reunião de Dacar, com a presença de Domingos Simões Pereira e dos líderes guineenses depostos, vai determinar um agravamento das sanções à Guiné-Bissau, já impostas a 29 de abril em Banjul, ou outras soluções para a crise política e militar no país.
Alem das sanções políticas, económicas e diplomáticas aos membros do comando militar que tomou o poder a 12 de abril na Guiné-Bissau, a CEDEAO tem previsto enviar uma força de estabilização de cerca de 600 efetivos.
Na reunião de Dacar estão também o primeiro-ministro e o ministro dos negócios estrangeiros de Cabo Verde, José Maria Neves e Jorge Borges, e o embaixador de Portugal na capital senegalesa, Rui Tereno.
Sem comentários:
Enviar um comentário