sexta-feira, 18 de maio de 2012

RAQUEL CARVALHO VENCE PRÉMIO MACAU-REPORTAGEM 2011



DM/FV - Lusa

Macau, China, 18 mai (Lusa) - A reportagem "A vida num Pátio", da autoria da jornalista Raquel Carvalho, venceu o Prémio Macau-Reportagem 2011, entregue hoje pela Fundação Oriente.

"Fui algumas vezes ao Pátio da Claridade e comecei a ter noção de que aquele espaço estava em perigo. Os moradores tinham começado a receber cartas de desalojamento (...) e por isso achei que seria interessante falar com aquelas pessoas, perceber o estilo de vida que tinham naquele espaço tão diferente, tendo em conta o Macau de hoje", disse à agência Lusa a jornalista do Tribuna de Macau.

Contar as histórias de vida do bairro, "onde todos se conhecem e as crianças brincam na rua, jogam mahjong, cartas, almoçam e jantam em casa uns dos outros", era o grande objetivo de Raquel Carvalho.

Ao observar que "há um estilo de vida muito comunitário e tradicional que começa a perder-se na Macau de hoje, dos grandes prédios e dos grandes casinos", a jornalista encara o prémio como "um incentivo e reconhecimento pelo trabalho realizado".

"Penso que poderei ter contribuído, de algum modo, para fixar a memória daquelas pessoas e espero que tenha servido para alertar para a necessidade de proteger a parte física e social daquele conjunto arquitetónico", salientou.

O prémio Macau-Reportagem, no valor de 50.000 mil patacas (4.915 euros), foi entregue hoje pela Fundação Oriente, que destacou que "o trabalho foi premiado pela atualidade do tema escolhido, de grande dimensão humana, que foca o fim de uma época na vida quotidiana das gentes de Macau, evidenciando os seus problemas sociais".

O galardão foi criado em 2009 para distinguir o melhor trabalho jornalístico sobre Macau, nas vertentes cultural e socioeconómica, publicado em órgãos de comunicação social de Macau e de Portugal.

Sem comentários:

Mais lidas da semana