terça-feira, 8 de maio de 2012

Reservas de hidrocarbonetos tornam Angola referência mundial -- ministro dos Petróleos



Lusa

Luanda, 08 mai (Lusa) - Angola é atualmente uma referência internacional no setor dos hidrocarbonetos, defendeu hoje em Luanda o ministro dos Petróleos angolano.

"A implementação de mudanças no setor, aliadas à estratégia de exploração de hidrocarbonetos concebida pelo executivo angolano, as descobertas daí resultantes e a utilização de um conjunto de altas tecnologias, fizeram de Angola uma província petrolífera de classe mundial", disse Botelho de Vasconcelos.

O governante, que intervinha na abertura dos trabalhos da conferência internacional sobre petróleo e gás, promovida pelo executivo angolano em parceria com a Associação dos Países Africanos Produtores de Petróleo (APPA), salientou que a nova estratégia das autoridades angolanas assenta na criação de condições para o investimento estrangeiro e no desenvolvimento da intervenção de empresas nacionais no setor.

A conferência, que termina quarta-feira, vai passar em revista o "crescimento consolidado na última década" do setor angolano de hidrocarbonetos, como se lhe referiu Babafemi Oyewole, diretor executivo da APPA, e que representa 95 por cento das exportações e mais de 75 por cento das receitas do Estado.

Na sua intervenção, Botelho de Vasconcelos apresentou os três projetos em que assenta o desenvolvimento do setor e que classificou como sendo de "vital importância" e "excelentes oportunidades" para investimento, e que são os projetos Angola LNG, Sonaref - com a construção da nova refinaria no Lobito (centro litoral) -, e construção da refinaria do Soyo (norte).

Quanto ao projeto Angola LNG, que terá uma capacidade inicial de 5,2 milhões de toneladas métricas anuais, o primeiro carregamento de gás natural como teste do empreendimento está previsto para o final deste mês e decorrerá até ao final de junho.

O projeto Sonaref continua a ser desenvolvido, e enquanto na primeira fase se prevê a refinação diária de 120 mil barris de petróleo, na segunda fase, a capacidade subirá para os 200 mil barris diários.

Quanto à construção da refinaria no Soyo, um empreendimento privado, também este projeto se desenvolverá em duas fases, com metas idênticas às da refinaria do Lobito.

"Perante o quadro de desenvolvimento e de crescimento, o executivo angolano tem empreendido uma série de ações para estimular o aumento da participação das empresas nacionais nas atividades no setor petrolífero", acentuou, e de que são exemplo os incentivos fiscais já aprovados.

Quanto à estratégia de Angola para o setor, Botelho de Vasconcelos destacou como "premissa básica" o aumento das reservas de petróleo e gás natural, através de estudos geofísicos e geológicos que levem à identificação e avaliação do potencial petrolífero de novas áreas exploratórias.

Assim, estão a ser desenvolvidos esforços na exploração na parte terrestre da bacia do rio Kwuanza, os blocos das águas profundas das bacias dos rios Kwuanza e Namibe, os blocos das águas ultra-profundas das bacias do Baixo Congo e do Kwuanza, tendo o governo dado prioridade a esta última.

Esta opção deve-se à complementaridade com a contraparte brasileira, a bacia de Campos, onde foram efetuadas descobertas assinaláveis de reservatórios de pré-sal.

O desenvolvimento do setor passa ainda por estudos adicionais, em curso, para avaliação da validade comercial de bacias interiores.

"Para aumentar o retorno das reservas petrolíferas já produzidas, foram recentemente adjudicados, no âmbito de um processo de licitação realizado pela (empresa petrolífera estatal angolana) Sonangol um total de 11 blocos, com objetivos exploratórios no pré-sal, localizados em águas profundas e ultra-profundas na bacia do Kwuanza", acrescentou.

Angola é atualmente o segundo maior produtor de petróleo em África, atrás da Nigéria, e a sua produção representa entre 2 e 4 por cento da produção mundial de petróleo, segundo dados de 2011.

A meta de produção para este ano é de 1,8 milhões diários de petróleo, enquanto a previsão para 2014 é de 2 milhões de barris, ultrapassando então a Nigéria.

EL.

Detidos suspeitos da morte de dois cidadãos chineses

Luanda, 08 mai (Lusa) - A Polícia Nacional de Angola deteve na segunda-feira oito suspeitos de terem morto dois cidadãos chineses, que foram queimados, no domingo, no distrito da Samba, município de Luanda.

Segundo o porta-voz do comando provincial da Polícia, Nestor Goubel, citado pela agência Angop, os oito elementos detidos integram uma rede de dez pessoas, suspeitas de cometerem assaltos e homicídios.

"Alegadamente, os supostos criminosos receberam uma falsa informação de que no interior de um estabelecimento comercial pertencente às vítimas, existia a quantia de três milhões de dólares", disse Nestor Goubel, acrescentando que a polícia continua a perseguir os restantes membros do grupo.

Nestor Goubel disse que as vítimas morreram em consequência do fogo posto no estabelecimento.

NME.

Presidente angolano felicita François Hollande pela vitória

Luanda, 08 mai (Lusa) - O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, felicitou hoje François Hollande pela vitória nas eleições presidenciais de domingo, em França.

Na mensagem que enviou a François Hollande, divulgada pela agência noticiosa angolana Angop, José Eduardo dos Santos expressou a vontade e disponibilidade do Governo angolano em manter as relações e cooperação existentes entre os dois países.

"Espero trabalhar consigo para desenvolvermos as relações que existem entre os nossos dois países e termos frutos na amizade e cooperação que nos une", sublinhou José Eduardo dos Santos.

O chefe de Estado angolano desejou a François Hollande êxitos na aplicação do programa eleitoral, que vai contribuir "para a construção de uma França mais próspera e de um mundo melhor e mais justo".

François Hollande conquistou 51,67 por cento dos votos na segunda volta das presidenciais de domingo contra 48,33 por cento do presidente cessante, Nicolas Sarkozy.

NME.

Sem comentários:

Mais lidas da semana