MYB - Lusa
São Tomé, 24 mai (Lusa) - O presidente de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, iniciou hoje uma visita de trabalho de quatro dias à África do Sul, durante a qual pretende "abrir mais as portas para uma cooperação frutuosa" entre os dois países.
"O que vou fazer é abrir mais as portas para permitir ao governo são-tomense encontrar mais espaço para fortalecer essa cooperação", disse Pinto da Costa aos jornalistas, antes de viajar para a África do sul a convite do homólogo, Jacob Zuma.
O chefe de Estado são-tomense referiu-se igualmente à necessidade de um "maior incremento" na cooperação empresarial bilateral.
"Há já a presença de empresários sul-africanos aqui (São Tomé) e seria bom que isso se incrementasse", acrescentou Pinto da Costa, numa referência ao projeto do grupo sul-africano HBD Vida Boa, que está a investir 70 milhões de euros em projectos turísticos, agrícolas e formação na ilha do Príncipe.
Fonte diplomática disse a agência Lusa que o apoio de São Tomé e Príncipe à candidatura da atual ministra dos Negócios Estrangeiros sul-africana, Nkosazana Dlamini-Zuma, para a presidência da Comissão da União Africana vai ser debatido nos encontros de Pinto da Costa.
O presidente são-tomense vai participar, à margem da visita a África do Sul, na cimeira da diáspora africana, cujos trabalhos terminam na sexta-feira. O regresso está marcado para domingo.
Sem comentários:
Enviar um comentário