quinta-feira, 17 de maio de 2012

Supremo Tribunal confirma prisão preventiva de ex-presidente da Bolsa de Valores



CLI - Lusa

Cidade da Praia, 16 mai (Lusa) - O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de Cabo Verde confirmou hoje a prisão preventiva do ex-presidente da Bolsa de Valores, Veríssimo Pinto, detido por envolvimento num caso de tráfico de droga conhecido com "Lancha Voadora".

O STJ rejeitou um recurso de Veríssimo Pinto e considerou, em acórdão, que a prisão preventiva, "não obstante ser de natureza subsidiária, ou seja a medida mais gravosa, é a única que, sendo proporcional à gravidade do crime indiciado, é adequada a evitar o perigo concreto de continuação da atividade criminosa, que no caso se faz sentir".

O Ministério Público (MP) cabo-verdiano deduziu acusações contra dezena e meia de detidos preventivamente no caso "Lancha Voadora.

No caso de Veríssimo Pinto, detido preventivamente a 21 de dezembro de 2011, o MP relacionou-o formalmente com os crimes de associação criminosa, tráfico e lavagem de capitais, os três de que fora acusado no início da investigação.

A operação "Lancha Voadora" começou a 08 de outubro de 2011, quando a Polícia Judiciária (PJ) cabo-verdiana fez a maior apreensão de droga de sempre no arquipélago: 1,5 toneladas de cocaína em elevado estado de pureza.

Sem comentários:

Mais lidas da semana