A companhia timorense Timor Air entrou em falência menos de um ano após a sua inauguração, informa a Radio Australia.
A Timor Air foi uma iniciativa de um empresário timorense radicado na Austrália, Jeremias de Sousa. "Hoje é um dia que é muito importante na nossa História. É mais uma escada que subimos como nação pequena. Mais uma vez triunfámos", dizia o empresário no dia da inauguração.
A frequência dos voos entre Díli e Darwin era o principal trunfo da companhia, e o preço médio dos bilhetes rondava os 360 usd. Até à altura a companhia australiana Air North era a única a operar aquela rota.
O voo inaugural da Timor Air transportou simbolicamente o Presidente da República Ramos-Horta em Julho do ano passado.
Com mais uma companhia a operar entre Darwin e a capital timorense, o fluxo de turistas australianos iria aumentar, dizia na altura o Nobel da Paz.
No entanto a companhia timorense suspendeu a venda de bilhetes alegadamente por falta de passageiros.
SAPO TL com Rádio Austrália
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3 comentários:
Será que é a mesma companhia que opera de Dili a Singapura? Este empresário devia esperar mais um bocado. E é também uma pena que a companhia foi a falência, visto que para baixar o preço ou melhor para atraír turistas para aquele país, é necessário que haja uma competição de preços de passagens.
Uma passage de Darwin a Dili sai mais caro que de Syndey para Cairn, ou outras cidades da Austrália onde há melhores condições para receber turistas.
Parece que a próxima será os voos de Dili a Singapura. A teimosia de a companhia só aceitar passageiros possuidores de cartão de crédito dificulta a maracação das viagens. O facto de o governo de Timor-Leste, não deixar que outras companhias áereas competir com aquela rota, e por isso o monopólio de Air Timor, dificulta a escolha de passageiros e turistas, visto que uma passagem de Singapura a Dili e vice versa, sairia mais caro do que uma viagem, entre as cidades Australianas e Indonésias para não falarmos da Europa.
Como é que as pessoas vão passar férias num país onde não há condições minimas para acomodar os turistas podem atraír turistas? Isto é quase como matar o ovo no cú da galinha. O dono da companhia vive na Austrália e no melhor, enquanto metia lá a fatia da riqueza no bolso em pouco tempo ao vender uma passagem a altos preços.
Quem tem mais interesse para lá ir passar férias ou como turistas, são os leste-timorenses residentes no estrageiro que malham cornos por umas migalhas, nas fábricas de francos, frutos etc... mesmo assim, porque a passagem de Singapura para Dili é mais cara do que a passagem de Lisboa, Londres ou outros lados das Europa para Singapura. Como tal, os leste-timorenses que residem no estrangeiro estão em ‘priced out’. Tanto assim muitos teriam que passar por indonésia.
Só o estado timorense pode sustentar uma empreitada dessa visando lucro para além de 10 anos
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