domingo, 20 de maio de 2012

«Xanana Gusmão e os primeiros 10 anos da construção do Estado timorense» - livro



Porta-Livros

A Porto Editora lançou a obra Xanana Gusmão e os primeiros 10 anos da construção do Estado timorense, da autoria do próprio, livro que será apresentado oficialmente em Díli, durante a Feira do Livro Português, que começa a 22 de Maio. Os prefácios são assinados por Aníbal Cavaco Silva, Durão Barroso, Jorge Sampaio e António Guterres.

Sobre o livro

«“Hoje, assumimos, com humildade e perante a Comunidade Internacional, as nossas obrigações para com o nosso Povo. Quisemos ser nós mesmos, quisemos orgulhar-nos de sermos nós próprios, um Povo e uma Nação”. Estas palavras foram ditas por Xanana Gusmão, no seu discurso a 20 de maio de 2002, data que entrou para a História como a da fundação da República de Timor-Leste, livre e independente. Dez anos depois, esse orgulho e esse sentido de responsabilidade de todo um povo estão bem patentes nas mais de 600 páginas em que Xanana Gusmão, indiscutivelmente o rosto e a voz dos timorenses reconhecida em todo o mundo, revisita, através dos seus discursos, o que foi a primeira década de Timor-Leste.

Escrito na primeira pessoa, este livro permite compreender as dificuldades e desafios que se colocam a uma jovem Nação, saída de uma situação de pós-conflito, na árdua tarefa de construção de um Estado de Direito democrático.

O período abrangido por este livro corresponde aos momentos mais significativos vividos por Timor-Leste como Nação soberana e independente, sendo que os discursos versam, sobretudo, a visão do autor na construção do Estado, na promoção da paz e da reconciliação nacional, na procura da estabilidade e na consolidação das relações entre Timor-Leste e a comunidade internacional, com destaque para os seus vizinhos na região e os países amigos da CPLP.»

Sem comentários:

Mais lidas da semana