domingo, 13 de maio de 2012

UNMIT: Capitão Átila (Brasil) envia suas primeiras impressões sobre o Timor Leste


UN Police

"O pais

Aqui não existe muita desigualdade social, pois aparentemente não há classes sociais muito distintas. Geograficamente o pais e lindo, montanhoso, repleto de florestas e com muitos campos de arroz irrigado, plantado manualmente pelos camponeses, maior parte da população. Existe a participação no comércio entre australianos, portugueses e alguns países orientais, especialmente com foco no petróleo do litoral e em contratos de construção de estradas, pontes e alimentação. Os australianos mantêm boas relações comerciais. Lideraram no passado a INTERFET e estão presentes com contingentes do seu exército na "International Stabilization Force", além de muitos integrantes da UNPOL.

Cultura local

Normalmente muitos problemas locais são solucionados com a intervenção dos chamados “chefes dos sucos” ou líderes tribais, com reuniões de conselhos tribais fora dos tribunais. Mas são pessoas humildes, respeitosas, honestas e servis.

Nosso distrito: Baucau

Moramos em casas locadas (geralmente dois colegas do mesmo país) ou nosso caso) em pousadas. A entrada da cidade fica no alto do platô e abaixo vemos a cidade nova, a vila com as vendinhas de telhas de zinco. Ao fundo vemos a usina de energia e no horizonte, ao leste, as montanhas. Suas florestas são preservadas e o povo vive em harmonia com a natureza no meio da selva equatorial.

Dados Gerais

A economia luta pela recuperação, o que faz das províncias lugares toscos e com recursos escassos. Dados apontam para um território com 14.609 km quadrados, tendo como recursos naturais o ouro, petróleo, gás natural, manganês e mármore. A agricultura é, em regra, para a subsistência, importando-se muitos alimentos. Seu regime político é a república presidencialista, cuja capital é Dili. Nela vivem aproximadamente um terço da população - ou seja -, 300.000 pessoas. As demais se espalham por 13 distritos. São 98% católicos, além de muçulmanos, budistas e outras denominações. Tem a língua portuguesa como idioma oficial. Todavia, menos de 10% efetivamente fala o idioma. Aparentemente não há problemas com drogas ou crimes graves e a índole do povo é idônea. A expectativa de vida e próxima dos 56 anos, com mortalidade infantil em torno de 64 mortes a cada 1.000 nascimentos. Um dos motivos parece ser a débil resistência para doenças como dengue e malária. A fertilidade é bastante alta, atingindo 7.8 filhos por mulher, fazendo a população crescer 4.7% ao ano, algo hoje perto de 1.065.000 (estimativa). Essas mães geram filhos de uma etnia composta pela maioria austronésia (malaio-polinésia) e papua. Poucos imigrantes chineses, indonésios, se fazem notar. Sua subdivisão transparece ainda a existência de 65 subdistritos, compostos por 442 sucos (lideranças tribais regionais), com influência sobre 2.189 aldeias e, logicamente, sobre o processo eleitoral.

Capitão Átila Mesadri Pezzzeta - UNPOL - UNMIT - 2012 "

Leia mais

Sem comentários:

Mais lidas da semana