sábado, 2 de junho de 2012

Cavaco foi "informado em detalhe" sobre Secretas e acredita que interesse nacional...




... está a ser tido em conta


O Presidente da República disse hoje ter sido "informado em detalhe por quem tem competência" sobre o estado dos serviços de informações e que não tem "razões para duvidar que os interesses nacionais estão a ser tidos em conta".

As palavras de Cavaco Silva foram proferidas no final de uma visita à Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, depois de questionado sobre se notícias das últimas semanas devem preocupar os portugueses.

"O primeiro-ministro deu explicações na Assembleia da República, prestou os esclarecimentos que considerou necessários prestar neste momento e, por outro lado está em curso um processo judicial e nós devemos respeitar a separação de poderes e confiar na justiça portuguesa", defendeu.

O chefe de Estado adiantou que foi "informado em detalhe por quem tem competência na matéria sobre essa questão" e que não tem "razões para duvidar de que os interesses nacionais estão a ser tidos em devida conta".

"Como eu disse quando estava fora do país esperava que tudo fosse esclarecido e com transparência, eu posso dizer que quem tem competência na matéria me esclareceu e eu não tenho razões para duvidar de todos os esclarecimentos que me foram dados", disse.

Questionado pelos jornalistas sobre o levantamento do segredo de Estado ao ex-diretor do SIED Jorge Silva Carvalho, o Presidente da República assinalou que essa "é uma matéria da competência exclusiva do primeiro-ministro".

Cavaco considerou no entanto "que muito mais importante que tudo isso é a resolução dos problemas de desemprego do nosso país", defendendo que "para isso é melhor atingir mais produção, trabalhar nesse sentido, exportar mais e contar com o setor agrícola para a resolução daquele que é o grande drama nacional".

Sem comentários:

Mais lidas da semana