domingo, 17 de junho de 2012

Mesas de voto já abriram para segunda volta das legislativas francesas



ROC (JYF) – Lusa, com foto

Paris, 17 jun (Lusa) - As mesas de voto para a segunda volta das eleições legislativas em França abriram hoje às 08:00 de Paris (07:00 em Lisboa), com mais de 46 milhões de eleitores a serem chamados às urnas.

As últimas mesas de voto encerram às 20:00 da capital francesa (19:00 em Lisboa), hora em que deverão ser conhecidas as primeiras projeções.

Mais de mil candidatos disputam os 541 assentos parlamentares ainda por preencher. A eleição terá 494 duelos (esquerda-direita, na grande maioria), 12 candidaturas únicas e 35 triangulares, 29 delas incluindo um candidato da Frente Nacional (FN, partido da extrema-direita).

Espera-se que a esquerda repita - e reforce - a vitória da primeira volta: o PS, os Verdes e a Frente de Esquerda conseguiram, no conjunto, 47 por cento dos votos, contra os 34 por cento da direita (União para um Movimento Popular, UMP, e aliados), e contra os 13,6 por cento da extrema-direita.

Esta eleição deverá ser, à semelhança do que aconteceu na semana passada, uma eleição sem grandes surpresas. A abstenção, que na primeira volta foi de 43 por cento, deverá também ser elevada.

De acordo com a associação de eleitos luso-franceses Cívica, oito candidatos de origem portuguesa passaram à segunda volta das eleições legislativas em França.

A associação estimou que três deles tenham boas hipóteses de entrar no parlamento.

Sem comentários:

Mais lidas da semana