quinta-feira, 21 de junho de 2012

Portugal: Estudo revela que 30% dos professores têm esgotamento




Um estudo divulgado esta quinta-feira conclui que 30% dos professores enfrentam um esgotamento, associado a elevados níveis de ansiedade e depressão, mas são poucos os que recorrem a ajuda de profissionais de saúde mental.

Segundo o estudo, desenvolvido por Ivone Patrão e Joana Santos Rita, investigadoras do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), são os docentes mais velhos, efetivos e com mais anos de experiência quem apresenta níveis superiores de esgotamento.

Os professores do ensino primário apresentam valores superiores nos níveis de stress, exaustão emocional e maior falta de reconhecimento profissional.

Os valores mais elevados de esgotamento são apresentados pelos professores do sexo feminino.

A investigação começou em 2009 e ainda decorre, mas já há dados de uma amostra de 800 professores do 1º até o 12º ano em todo o país.

O estudo demonstra ainda que também os professores que têm alunos com necessidades educativas especiais apresentam valores mais elevados de ansiedade, esgotamento e preocupações profissionais.

Já os professores com elevada autoeficácia apresentam baixos níveis de esgotamento.

Os dados alertam para a influência dos professores que revelam elevados níveis de esgotamento como estímulo negativo para os pares, bem como para o facto de, geralmente, poucos professores recorrerem a ajuda de profissionais de saúde mental.

Os professores com níveis elevados de esgotamento apresentam baixos níveis de satisfação no trabalho, nomeadamente em escolas públicas.

Este e outros temas estão em debate, entre hoje e sábado, no ISPA, em Lisboa, no 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, subordinado ao tema "Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática".

Sem comentários:

Mais lidas da semana