segunda-feira, 25 de junho de 2012

Timor: Fernanda Borges, a primeira mulher líder de um partido com assento parlamentar



MSE - Lusa

Díli, 25 jun (Lusa) - Fernanda Borges, 43 anos, é a primeira mulher em Timor-Leste a liderar um partido político com assento no parlamento, onde também preside à comissão parlamentar dos Assuntos Constitucionais.

Nascida em 1969 em Díli, vivia na Austrália e trabalhava num banco, quando, em 1999, depois da realização do referendo em que os timorenses votaram pela independência, recebeu um telefonema para regressar ao país.

Licenciada em Economia e mestre na área da administração e gestão pública, as suas competências foram aproveitadas pela administração transitória das Nações Unidas de Timor-Leste, acabando por integrar o Governo de transição como ministra das Finanças.

Em 2005 funda o Partido de Unidade Nacional (PUN), tornando-se na primeira mulher timorense a liderar um partido político em Timor-Leste.

Nas eleições legislativas de 2007, o PUN consegue eleger três deputados para o parlamento, tendo nos últimos cinco anos estado na oposição política.

Em entrevista à Lusa, defendeu a "competência dos líderes" como fundamental para o desenvolvimento do país e o fim do "paternalismo" que ainda subsiste em relação às mulheres timorenses.

Para Fernanda Borges, as mulheres timorenses são essenciais a Timor-Leste, considerando-as como as "mensageiras da resistência".

"Elas tornaram-se nas mensageiras da resistência. Foram que levou a comida para as montanhas, as que correram riscos para sustentar o movimento da resistência e como consequência foram violadas, torturadas e tornadas escravas sexuais de militares indonésios", afirmou em 2010, na Cimeira Vozes Vitais na Ásia: Liderança e Treino.

Fernanda Borges defendeu ainda que as legislativas de 07 de julho são uma oportunidade para mudar um Governo "cheio de corrupção".

Além de ser deputada, Fernanda Borges representa também Timor-Leste na Organização Global dos Parlamentares contra a Corrupção (GOPAC, sigla em inglês) e é conselheira da Presidência da República para Assuntos de Defesa e Segurança.

3 comentários:

Anónimo disse...

Licenciada e mestre? Aonde é que tirou o curso?

Anónimo disse...

Na escola do padre Americo

Anónimo disse...

A Fernanda Borges viveu em Darwin, Australia por muitos anos. Foi para o Liceu de Nightcliff. Depois de terminar o ultimo ano (year 12),1986 matriculou-se na Universidade de New South wales onde recebeu a licenciatura em Economics e depois tirou mestrado em Public Administration.
Sei porque sou timorense de Darwin e muito amigo dela. Somos amigos desde 1980 quando a familia Borges chegaram de Portugal a Darwin.

Mais lidas da semana