domingo, 22 de julho de 2012

Cabo Verde: Mais de 700 eleitores repetem votação local que se tornou caso nacional



JSD – Lusa, com foto

Cidade da Praia, 22 jul (Lusa) - A repetição, hoje, das eleições autárquicas em duas pequenas localidades do interior da ilha de Santiago vai contar com uma forte fiscalização e medidas de segurança, sendo já consideradas as mais vigiadas de sempre em Cabo Verde.

Quer a Polícia Nacional (PN) quer a Comissão Nacional de Eleições (CNE) informaram já terem sido tomadas medidas para que se evitem fraudes eleitorais ou compra de consciências na votação em Boa Entrada e Cruz Grande, cujos 769 eleitores vão decidir quem vence a edilidade de Santa Catarina.

A PN, que contará com o apoio do Corpo de Intervenção, destacou pelo menos 10 agentes, fardados e à paisana, para cada uma das mesas de voto, que vão decidir o próximo presidente da edilidade santa-catarinense entre Francisco Tavares, recandidato a novo mandato de quatro anos e apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD, na oposição nacional), e José Maria Veiga, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder).

Excluindo os resultados das duas mesas em causa, Veiga venceu a votação com seis votos de diferença, mas Tavares venceu em Boa Entrada e Cruz Grande com uma vantagem de cerca de 40, pelo que está tudo ainda em aberto no futuro da autarquia.

A repetição das eleições de 01 deste mês foi determinada pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que deu provimento a duas das cerca de três dezenas de queixas apresentadas por Veiga, anulando e mandando repetir a votação nas duas localidades, onde terão votado mais eleitores do que os inscritos.

A CNE aprovou várias medidas para garantir a segurança e a transparência da votação, face às múltiplas acusações mútuas entre os dois principais candidatos, situação que a ministra da Administração Interna cabo-verdiana, Marisa Morais, considerou "lamentável".

Nesse sentido, a CNE reforçou com pessoal a delegação em Santa Catarina, alterou a composição dos membros das assembleias de voto, mudou a cor da tinta indelével utilizada na primeira votação e inverteu as cores dos boletins de voto para a presidência da câmara e para a assembleia municipal.

Apesar das inúmeras denúncias de alegadas fraudes eleitorais em preparação feitas nos meios de comunicação social, a CNE não recebeu nenhuma queixa.

Excluindo Santa Catarina de Santiago, e segundo os resultados finais provisórios da votação de 01 deste mês, o MpD reforçou a maioria autárquica, ao passar de 12 para 13 o total de municípios, enquanto o PAICV desceu de 10 para oito. Cabo Verde conta com 22 municípios.

Sem comentários:

Mais lidas da semana