sábado, 21 de julho de 2012

Cimeira CPLP: Taur Matan Ruak convida Presidente cabo-verdiano a visitar Díli



MMT - Lusa

Maputo, 19 jul (Lusa) - O Presidente timorense, Taur Matan Ruak, convidou hoje o homólogo cabo-verdiano, Jorge Fonseca, a visitar o país, para reforço da cooperação com "um país que está independente há muitos anos, tem uma experiência incrível e é muito conhecido" pelos timorenses.

O chefe de Estado timorense reuniu-se hoje em Maputo com Jorge Carlos Fonseca para falar sobre cooperação entre os dois países, sobretudo na área de formação de quadros.

Falando aos jornalistas, Taur Matan Ruak considerou que "Timor-Leste só tem a ganhar em todas as áreas, sobretudo, na formação dos recursos humanos e outras áreas a serem discutidas no futuro próximo".

Questionado sobre a situação na Guiné-Bissau, o Presidente timorense considerou "uma pena" que o país esteja mergulhado numa crise político-militar, em resultado do golpe de Estado de 12 de abril.

"Para nós é uma pena. É um país que tanto nos inspirou durante anos para lutarmos contra o colonialismo. Mas nós estamos muito seguros que eles vão ultrapassar essa situação. A CPLP como um todo naturalmente vai dar o seu apoio máximo para que a Guiné retorne à normalidade e se desenvolva o país para o benefício do seu povo", disse.

Os dois presidentes encontram-se em Maputo para participar na cimeira de chefes de estado e de governo da CPLP, que se realiza na sexta-feira.

Sem comentários:

Mais lidas da semana