quarta-feira, 18 de julho de 2012

INVASÃO FILIPINA NO CATOCA PARA SUBSTITUIR ANGOLANOS




Mais de 200 filipinos e expatriados vindos de alguns países da Asia, estam sendo profissionalizados no centro de Catoca para substuirem um número indeterminado de angolanos que serão despedidos em massa após as eleições de 31 de agosto, também com o regresso maciço de especialistas russos.

A fonte disse que cerca de 508 trabalhadores serão despedidos depois das eleições, porque neste momento não convém, para não criar embaraços ao MPLA que neste momento não goza de simpatias das populações da região pelo facto de ao longo dos 35 anos da governação do regime, o povo alimentou-se sempre de promessas nunca cumpridas.

Catoca, é uma das empresas que muita família tinha esperanças de um futuro melhor, agora paira na mente de muitos dos jovens a incerteza, ninguém sabe se é ele que sai ou o amigo.

A mesma fonte disse que os russos, estão a fazer muita pesca nos rios circundantes na região, o grave é que, o produto não é para o consumo em Catoca, mas sim para a exportação para a Rússia.

Pegam grandes quantidades, embalam e envia directamente para a Rússia nos aviões IL62. Esta exportação é um crime, porque eles não pagam imposto nem tem a autorização ou licenças para realizarem pesca nos rios da região.

Temos conhecimento, as de que os trabalhadores Angolanos, estão a se prepara para contraria as investidas da empresa, se esta levar acabo essa desejada substituição, isso nos foi confessado por um jovem que trabalha a cerca de 8 anos no Catoca, de seu nome Cagigi Adão de Almeida, técnico de máquinas, “olha nós vamos resistir como os mineiros da Espanha, estamos na nossa terra, não vamos permitir que se dê emprego a estrangeiros, isso aqui vai ser uma guerra”- rematou Cagigi…

Por Samajone em Saurimo

--

Comissão do Manifesto Jurídico Sociológico do Protectorado da Lunda Tchokwe


--

TRAGÉDIA EM LUCAPA, ACIDENTE MATA 23 PESSOAS ENTRE ELES 5 CRIANÇAS

Em 15 de Julho de 2012, por volta das 15 horas, um aparatoso acidente junto da nascente do rio Luangando em Lucapa, matou 23 pessoas, entre eles 5 crianças, o motorista e o seu adjunto pereceram também.

Consta que um autocarro de passageiro, vinha da cidade de Dundo com destino para Lucapa e Saurimo, nas imediações da Comuna de Camissombo, o mesmo avariou, de repente apareceu um Camião CAMAZ pertence as Forças Armadas Angolanas com destino para Malange, aflitos os passageiros negociaram com o motorista.

Desconhece as verdadeiras causas que provocaram o acidente, muitos feridos em número por determinar, encontram-se no hospital local e outros foram evacuados para o Dundo, alguns estão em casas de familiares e amigos em Lucapa.

Por MKary José em Lucapa

Sem comentários:

Mais lidas da semana