sábado, 21 de julho de 2012

Moçambique: Europa era amiga antes da descoberta de recursos naturais -- Barroso



ACC - Lusa

Beira, Moçambique, 20 jul (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia rejeitou hoje a ideia de a sua visita a Moçambique estar, de alguma forma, ligada à recente descoberta de recursos naturais no país, sublinhando que a Europa já era "amiga de Moçambique" muito antes.

"África tem grandes recursos naturais, alguns dos quais estão agora a ser descobertos, até aqui em Moçambique. Mas eu quero dizer que já vim a Moçambique antes de saber desses recursos naturais. Agora vão aparecer muitos mais amigos, mas a Europa foi amiga de Moçambique mesmo quando Moçambique estava na maior das dificuldades", sublinhou, numa intervenção na cidade da Beira, no centro do país.

A visita de dois dias do presidente da Comissão Europeia a Moçambique termina na Beira, província de Sofala.

José Manuel Durão Barroso explicou que, "com todo o respeito pela capital Maputo", quis visitar a Beira para ver no terreno projetos financiados pela UE - uma estação de tratamento de águas residuais e diversos projetos no porto -, pois o compromisso e solidariedade da Europa é "com todo o povo moçambicano".

Depois de um curto encontro com o presidente da câmara municipal da Beira, Daviz Simango, Durão Barroso ruma ainda hoje a Dar es Salaam, para uma visita de um dia à Tanzânia.

O comissário europeu do Desenvolvimento, Andris Piebalgs, acompanhou Durão Barroso na visita a Moçambique.

Sem comentários:

Mais lidas da semana