segunda-feira, 16 de julho de 2012

OS INFANTILMENTE PREVISIVEIS ADVERSÁRIOS DE XANANA GUSMÃO



António Veríssimo

No ponto geográfico onde o sol se põe, naquilo a que chamam ocidente, creio que todos adormecemos julgando que os distúrbios ocorridos ontem em Timor-Leste estavam dominados e que nesta manhã daquela país tudo acordaria com a ressaca de uma tarde-noite violenta mas em paz. Assim parece não estar a acontecer.

Poderei afirmar que estou quase virgem sobre as notícias ou emails que hoje me põe a par da situação em Díli e noutras localidades onde existiram e existem confrontos violentos. Bastou-me ler que já se regista um morto para ficar com o dia estragado, com a tristeza e a revolta que muitos de nós, pacifistas e democráticos amantes de Timor-Leste, sempre experimentamos quando a violência estala no país.

Em tempos idos era a ansiedade e tristeza coladas à impotência que morava connosco até no subconsciente por via das atrocidades das forças ocupantes indonésias. Agora, e de há tempos a esta parte, talvez a tristeza seja maior porque são timorenses os carrascos dos próprios timorenses. Para mim e para muitos de nós não importam as suas cores partidárias, importa que não está certo e que por não valorizarem a vida comportam-se como as odiosas forças indonésias ocupantes do país durante mais de duas décadas. Irmãos contra irmãos por razões nunca suficientemente justificativas para matarem, esfolarem, incendiarem, ferirem, apedrejarem... Quem se julgam? O que defendem? Quem apoiam? Apoiam o caos, a vossa miséria, e mais nada.

A irracionalidade regressou a Timor-Leste. Atiram-se culpas para este e aquele. Fala-se sobre quem provocou os primeiros "acordes" da violência. Diz-se que foi o CNRT, que foi Xanana. Mas onde está a novidade? Todos sabemos que Xanana Gusmão é mestre em fazer o mal e a caramunha. Em organizar um golpe e convencer de que foram outros que o fizeram, em dividir os timorenses em lorosais e loromonus por lhe convir essa divisão e as ações de violência consequentes, em fazer-se vitima de atentados quando estruturou mais uma boa farsa... E todos caem infantilmente naquilo que Xanana Gusmão semeia: a discordia seguida de violência, de destruições e mortes.

"Caem sempre na esparrela montada por Xanana". disseram-me ontem de Timor-Leste. Desculpem, meus caros adeptos da violência: mas vocês são parvos ou o que são? Depois de quase 10 anos de vivência mais ou menos democrática não há justificação possivel para ter reações como as de ontem e de hoje, pelo que mal li e sei. A violência não serve a ninguém, muito menos à FRETILIN. Não há desculpa para a existência de violência excepto a que seja imprescindivel para nossa defesa, para vossa defesa, para a defesa de qualquer pessoa ou organização fisica e violentamente atacada. E mesmo assim deve ser aplicada com conta, peso e medida. Preferêncialmente com todo o respeito que devemos ao direito à vida animal e humana.

A violência prossegue em Timor-Leste. É o que vi de relance. É o que a seguir terei por destino inteirar-me... Basta! Não façam o jogo desse homem malvado e de seus associados, que não olham a meios para atingirem os seus objetivos. Exatamente por fazerem o jogo deles é que Gusmão e os seus andam gordos e anafados e quase todos os outros com fome e a sobreviverem à mingua. Deixem de ser tão infantis, tão primários, tão previsiveis aos olhos dos vossos adversários e inimigos. Respondam-lhe adequadamente no quadro institucional e democrático. Basta! Este é um "déjávu" estéril e cansativo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro António Verissimo,

Olhe que não, olhe que não.
Aqui a Lucrécia apanhou o governo da Fretilin e o governo do Xanana. No tempo da Fretilin eles comiam a carne e os ossos. Agora no tempo do Xanana, só comem a carne, deixam ficar os ossos para os pobres.
Este governo do Xanana, podem roubar mais, mas deixam ficar uns restos para o povo se contentar. Agora a Lucrécia já tem luz para poder mandar este email.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Cara Lucrécia
Realmente os timorenses nem comem a carne nem os ossos pior do que isso pisam-lhe a carne e partem-lhe os ossos.
Porquê e para quê a Violência?
Para perpetuar a instabilidade e "alguns" senhores no Poder.

Quanto à violência em Dili, um responsável e credível membro do CNRT, Dionísio Babo, afirma:
«Um grupo de jovens estiveram nas ruas a apedrejar carros e, segundo a informação da policia, houve 58 carros que foram destruídos e três ou quatro pessoas que foram hospitalizadas, mas a situação em geral está calma....Esse grupo de jovens saiu para a rua e começou a fazer distúrbios», afirmou .

Quanto ao mesmo assunto o irresponsável, tendencioso, ex-PGR e agora, convenientemente Director Nacional da PNTL, afirma:
"disse também que os distúrbios, que classificou como "atos criminais" estão a ser perpetrados por "militantes ou apoiantes da Fretilin" que demonstram a sua "insatisfação com violência e anarquismo".

O Sr.Longuinhos Monteiro como EX-PGR, tem a obrigação de saber e sabe, que a sua função actual manutenção da ordem pública, pois os julgamentos e acusações são, ou melhor eram as suas anteriores competências.
Como sabe das suas atribuições e competências a única conclusão que se pode tirar é a de que o Sr. Director da PNTL está a ser tendencioso e em vez de manter a ordem pública está a provocar a desordem pública nacional, a atiçar os "ódios" e destruição do país. Enfim a história repete-se com as "mesmas estórias e os mesmos actores e autores".....
De uma vez por todos cumpra os seus deveres ou pelo menos seja honesto e mantenha a "ordem..." ou demita-se.

Anónimo disse...

Fretilin sem poder não existe. A luta por cargos públicos levou os frustados para rua para demosntrar o seu incomformismo autoritário. Cadeia para os baderneiros!

Mais lidas da semana