domingo, 15 de julho de 2012

PARTIDO DE XANANA GUSMÃO REJEITA COLIGAÇÃO COM FRETILIN



CFF(MSE) - Lusa

Lisboa, 15 jul (Lusa) - O partido de Xanana Gusmão, que ganhou sem maioria absoluta as legislativas timorenses, decidiu convidar o Partido Democrático e a Frente Mudança para formar o próximo governo, rejeitando uma coligação com a Fretilin, disse hoje fonte oficial.

"A conferência decidiu por unanimidade que o Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) convide o Partido Democrático e a Frente Mudança para formar o próximo Governo. Não foi aceite a coligação com a Fretilin", disse à agência Lusa o secretário-geral do CNRT, Dionísio Babo, contactado por telefone a partir de Lisboa.

Segundo dados provisórios divulgados sexta-feira pela Comissão Nacional de Eleições, o Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT)ganhou as eleições legislativas de 07 de julho com 36,68 por cento dos votos, tendo conseguido 30 lugares no parlamento.

O segundo partido mais votado foi a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), do antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri, que conseguiu 29,89 por cento dos votos e obteve 25 lugares.

O Partido Democrático (PD), de Fernando La Sama de Araújo, garantiu 10,30 por cento dos votos e oito lugares e a Frente Mudança, do atual vice-primeiro-ministro José Luís Guterres, obteve 3,11 por cento dos votos e dois lugares no parlamento.

As estruturas distritais e o conselho político nacional do CNRT estiveram reunidas em Díli até cerca das 17:00 de domingo (09:00 em Lisboa) e durante a discussão houve grupos que defenderam um acordo com a Fretilin para a formação do próximo governo.

"Mas, no plenário final todos concordaram unanimemente" com o convite aos dois outros partidos, disse Dionísio Babo.

O secretário-geral do CNRT adiantou que o partido aguarda agora o apuramento final dos resultados e a convocatória do Presidente da República para formar governo.

Entretanto, o partido de Xanana Gusmão avançará com os convites aos dois partidos para começar a "discutir já pormenores sobre a formação do próximo governo".

"Esperamos que possa haver uma decisão final [sobre a formação do Governo] antes de dia 30", acrescentou.

A Comissão Nacional de Eleições terminou na sexta-feira o apuramento nacional dos resultados das eleições.

Só depois de anunciados os resultados oficiais pelo Tribunal de Recurso e publicados no Jornal da República é que o Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, deverá convocar os partidos para encontros e pedir ao partido mais votado ou à aliança de partidos com maioria parlamentar para formar governo.

A Constituição de Timor-Leste não define prazos para a tomada de posse dos membros do Governo, mas o mandato do atual executivo termina a 08 de agosto, precisamente cinco anos depois da sua posse.

Depois de divulgados os resultados no Jornal da República, o parlamento tem 15 dias para dar posse aos novos deputados.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Mari Alkatiri,

Está na hora de provar que ama Timor e controla a Fretilin. Em Dili os Tiros já começaram, esperemos que sejam esporádicos e que em Baucau e Viqueque o povo se mantenha sereno.
Não deixe que se voltem a repetir os tristes acontecimentos de 2007.
O povo de Timor quer paz e provou-o nas eleições, justas e ordeiras.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Dona Zizi Pedruco,

Infelizmente a Lucrécia tinha razão, não houve comemorações depois das eleições, o povo estava com medo da Fretilin.
Os tiros em Dili são mais que muitos, foda-se a Fretilin e deixei o povo viver em paz. Timor é terra de gente boa e ordeira e não um bando de criminosos.
O que a Fretilin está a fazer trata-se de crime.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

A fretilin merece mais respeito do que estas simples palavras de raiva e ódio. Se não existisse a fretilin o que seria de Timor Leste? Quem fez uma oposição coerente e responsável durante estes últimos quatro anos. A fretilin ganhou em cinco dos maiores distritos do Pais portanto tenham lá mais calma pois Timor leste não é Dili.

Mais lidas da semana