sábado, 7 de julho de 2012

Timor/Eleições: Alkatiri prevê vitória da Fretilin mais alargada do que as anteriores



MSE - Lusa

Díli, 07 jul (Lusa) - O secretário-geral da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), Mari Alkatiri, disse que o seu partido vai ganhar as legislativas que hoje se disputam em Timor-Leste com uma margem superior em relação às votações anteriores.

A Fretilin, afirmou Mari Alkatiri, após exercer o seu direito de voto na escola de Motael, em Díli, vai ganhar "uma vez mais e com uma margem maior do que das outras vezes".

A Fretilin ganhou as duas votações anteriores para o parlamento, mas em 2007 não conseguiu formar governo face à aliança parlamentar garantida pelo Conselho Nacional da Reconstrução de Timor (CNRT), do atual primeiro-ministro, Xanana Gusmão, recandidato ao cargo.

Mari Alkatiri, primeiro chefe do Governo de Timor-Leste após a restauração da independência em 2002, assinalou também que a forma como decorreu a campanha eleitoral faz antever uma votação tranquila em Timor-Leste.

"Não há razão para não se estar otimista. A campanha correu bem, com muita adesão durante o todo o processo e foi pacífica, o que significa que o povo não vai ter medo de sair para votar", afirmou.

"O povo entendeu a mensagem, o importante é que sentir-se seguro, consolidar a paz e a estabilidade", afirmou Mari Alkatiri.

As urnas para as terceiras eleições legislativas de Timor-Leste encerram às 15:00 de hoje (07:00 em Lisboa).

Os 645.624 eleitores timorenses vão escolher entre 21 partidos e coligações que se apresentaram a escrutínio.

Segundo o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), os eleitores podem votar em 650 centros de votação espalhados pelos 13 distritos do país.

O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral de Timor-Leste conta anunciar os primeiros resultados provisórios das eleições presidenciais durante o dia de sábado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana