sábado, 7 de julho de 2012

Timor/Eleições:"País vai mostrar ao mundo que tem pés para andar" -- PR



MSE - Lusa

Díli, 07 jul (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, disse hoje que o país vai "mostrar ao mundo que tem pés para andar", referindo-se à forma como está a decorrer o processo eleitoral para as legislativas.

"Timor vai ter mostrar ao mundo que tem pés para andar", disse o chefe de Estado aos jornalistas, depois de votar na escola primária de Meti-Aut, Díli, para as terceiras legislativas do país.

"Este é o único caminho. Não há tempo perder, é tempo de trabalhar duro para combater a pobreza que assola a nossa vida e o nosso futuro", acrescentou, quando questionado pelos jornalistas sobre um eventual entendimento entre partidos após serem conhecidos resultados eleitorais.

O chefe de Estado timorense destacou também a forma como decorreu a campanha eleitoral para as legislativas, considerando o processo "fantástico".

"Participei na primeira e segunda volta das presidenciais e fiquei a conhecer o processo. Desta vez ultrapassou todas as expetativas e estou impressionadíssimo", disse o Chefe de Estado, eleito em abril último.

As urnas para as terceiras eleições legislativas de Timor-Leste encerram às 15:00 de hoje (07:00 em Lisboa).

Os 645.624 eleitores timorenses vão escolher entre 21 partidos e coligações que se apresentaram a escrutínio, entre os quais o Conselho Nacional da reconstrução de Timor (CNRT, no poder) e a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin, líder da oposição).

Nas legislativas de 2007, a Fretilin ganhou as eleições mas não conseguiu formar Governo face a uma coligação com maioria parlamentar liderada pelo CNRT, do atual primeiro-ministro Xanana Gusmão.

Segundo o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), os eleitores podem votar em 650 centros de votação espalhados pelos 13 distritos do país.

O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral de Timor-Leste conta anunciar os primeiros resultados provisórios das eleições presidenciais durante o dia de sábado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana