terça-feira, 17 de julho de 2012

VÍTIMAS DO DITADOR XANANA GUSMÃO!




Centenas lamentam vítima de violência pós-eleições em Timor Leste

Channel New Ásia – Tradução PG

Díli - Centenas de pessoas, muitas carregando bandeiras do partido de oposição Fretilin, marcharam em procissão no funeral desta terça-feira da vítima mortal da violência pós-eleitoral em Timor Leste.

Milhares de pessoas tomaram as ruas para assistir ao funeral do jovem, enquanto um elevado número de lojas foram fechadas mais cedo e policias estavam de prevenção. A missão da ONU no país empobrecido diz que o mais recente surto de inquietação não é um retrocesso. Manifestações irritadas eclodiram na capital, Díli, no passado domingo, logo após o partido do primeiro-ministro Xanana Gusmão - herói de Timor Leste resistência - anunciar que a Fretilin seria excluída da coalizão de governo.

Muitas pessoas caminharam atrás do caixão do estudante universitário Armindo Pereira, vítima de um tiro da polícia no domingo na aldeia de Hera, caso que está sob investigação. Os timorenses estão culpando o partido CNRT de Gusmão pelas causas da violência.

"Vítimas de Xanana ditador!," dizia um cartaz rabiscado à mão com um retrato dos desenhos animados do brutal primeiro-ministro. A polícia confirmou que disparou tiros de advertência e gás lacrimogéneo para dispersar multidões que se reuniram após o CNRT anunciar que iria formar uma coligação com o Partido Democrata (PD), que faz parte do atual governo, e o partido menor Frenti-Mudança.

Na Fretilin, o secretário-geral, Mari Alkatiri, disse que era lamentável que a transmissão televisiva, ao vivo, da reunião do CNRT  incluiu "insultos e difamações à Fretilin", o que implica que tenha provocado a violência.

As Nações Unidas vêem as eleições de 7 de julho - e suas consequências -. como o último grande teste, que vai decidir se os restantes 1.300 capacetes azuis e outro pessoal de segurança pode retirar-se da jovem nação de 1,1 milhões no final do ano.

Desde que ganhou a independência formal em 2002 Timor-Leste sofreu surtos de violência, incluindo episódios sangrentos em 2006, que deixaram 37 pessoas mortas e dezenas de milhares de pessoas deslocadas.

O Tribunal de Recurso confirmou nesta terça-feira os resultados das pesquisas de 7 de Julho, em que o CNRT ganhou 30 lugares, a Fretilin com 25, o PD tem oito e a Frenti-Mudança recebeu dois. A vitória para a maioria parlamentar do CNRT ficou com a falta de três curtos deputados necessária no Parlamento com 65 assentos, e assim governar sozinho.

Após o fim do governo Português em 1975, Timor-Leste foi ocupado pela Indonésia durante 24 anos. Mais de 183.000 pessoas morreram de doença, em combates e de fome na metade da ilha-estado. Os timorenses votaram pela independência em 1999. - AFP / de


*Título PG, incluído em meados do texto original em inglês.

Foto: AFP PHOTO/VALENTINO DARIEL SOUSA


7 comentários:

Naty Costa disse...

Gostaria de poder entrar em contato com um amigo militar da gnr em Dili nao me poderiam dar um numero de contacto ? muito obrigado

Anónimo disse...

"Vítimas do ditador Xanana Gusmão". Não seja desonesta Página Global. Não faça o pior dos jornalismos. Xanana foi eleito sendo as eleições elogiadas em todos os níveis. Quem já usou o cachimbo da ditadura dita do proletariado (coitado do trabalhador)não perde a fleuma e a arrogância de um jornalismo funesto e sem caráter como, por exemplo, de Antonio Veríssimo. Misturam questões sociais justas e com maniqueismo infantil. Exploram a morte de um timorense para atingir interesses, quer ideológico, quer financeiros de seus lacaios em Timor Leste.Com um jornalismo dessa qualidade só resta falar para as paredes.

Anónimo disse...

Caro Longuinhos,

Estas as suas declarações, como voçê pode ser tão mentiroso e ao mesmo tempo, o Comandante da Policia??



Uma pessoa morreu hoje em Era, arredores de Díli, capital de Timor-Leste, em consequência de distúrbios que desde a noite de domingo são registados no país, disse à agência Lusa o comandante da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL).
"Quando os agentes da PNTL chegaram ao local dos distúrbios encontraram uma pessoa ferida que foi transportada para o hospital, onde acabaria por morrer", disse Longuinhos Monteiro num contacto telefónico feito a partir de Macau.
O ferido que acabaria por falecer estava envolvido em confrontos entre grupos rivais e a polícia está agora a investigar para apurar as causas da morte.

Página Global disse...

António Verríssimo não está aqui a fazer jornalismo. Registe. Por favor e com atenção.

Sobre a porcaria desse Gusmão... Olhe, só lamento que não tenham olhos na cara. Mas, mais tarde ou cedo, dar-me-hão razão. Já outros que me chingaram o fizeram. Eu aceito-vos, oh plebeus ingénuos carentes de ídolos.

São pessoas, gosto de vós. Esse merdas do Xanana deixou de ser pessoa... Lamento.

Saúde!

AV

Anónimo disse...

“Infelizmente um estudante morreu, devido à cretinice e estupidez de alguém que terá que ser julgado e irradiado da PNTL.”

Que tal se a tia Lucrécia fazer os seus pontos de vistas junto das autoridades policiais para que este forrasteiro seja ‘julgado e irradiado’?. Em vez de andar por aqui defender os que insinuam violências e atacar os que tentam fazer da complexa situação um outro ponto ponto de vista. Se a tia Lucrécia não concordar com essas ideias ‘tough’.

Anónimo disse...

Estes sao as declaracoes so de uma parte. Gostarioa de falar tambem sobre o anarquismo que sempre acompanha o jogo politico, e as pessoa inocentes voltam a ser vitima destas merdas.
Aceitam ou nao sobre linguagem ou declaracoes politicas, acho que alem de destruir as propriedades dos cidadaos, apedrejar veiculos, queimar casas, agrecoes aos cidados inocentes, etc. ainda ha meios para atingir as intencoes.
Mas, neste caso parecia que so por estes meios e que talvez se pode baixar uma parte que tem evidentemente uma maior carisma.
Confuso com um jovens universitarios que declaram-se como nova geracao dos partidos, ao passo que eles e que sao o futuro deste pais e um dia iram liderar a nacao, com ou sem um partido......

Anónimo disse...

Se de cada vez que, perante palavras ditas e totais faltas de respeito por pessoas, houvesse reacção idêntica `a que aconteceu após o CNRT ter declarado que não iria, obviamente, coligar-se com a Fretilin... então nestes últimos 5 anos (cinco anos), ininterruptamente o mau trato, a ma' língua e totais agressões verbais seriam o prato de cada-dia... sem se falar nas ameaças que abertamente são feitas a pessoas por, veja-se a pinta: "não ser aconselhável falar-se dos movimentos políticos de Timor-Leste"... o máximo da macacada! mas seria isso justificável? Seria porventura justificável que se usasse da violência porque não nos agrada o que os outros dizem?

Jamais!

E e' nisso que o Povo timorense sabe muito bem com que linhas se cose. Mari fez questão de o dizer `a boca cheia: "so' a Fretilin cria estabilidade e instabilidade em Timor-Leste", em 2006. Mais, no blog TimorLorosaeNacao, nas semanas que antecederam os ataques a Ramos Horta e a Xanana Gusmão em Fevereiro de 2008, esse blog discutiu abertamente quais os cenários de "decapitação" da hierarquia de topo do Estado de Timor-Leste! Uma discussão bastante elucidativa da raiva e quiçá do prenuncio do que veio a acontecer. António Veríssimo, porque foi apagado o blog? Não sejam ridículos.

Se andássemos todos na pancadaria porque não nos agrada as palavras proferidas pelas outros estávamos bem arranjados.

Mais lidas da semana