quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Cabo Verde: STA CATARINA TOLERANTE, CUIDADO COM A ÁGUA, COMBUSTIVEIS "BARATOS"




Presidente da câmara de Santa Catarina promete tentar acordo com PAICV

06 de Agosto de 2012, 20:07

Cidade da Praia, 06 ago (Lusa) - O presidente reeleito no município de Santa Catarina (ilha de Santiago) disse hoje que o Movimento para a Democracia (MpD) vai apresentar ao PAICV "uma proposta de acordo que garanta a governação municipal em estabilidade" nos próximos quatro anos.

Francisco Tavares acrescentou que a proposta de acordo do MpD pretende "viabilizar os instrumentos importantes de governação municipal", nomeadamente planos de atividade e orçamentos, planos urbanísticos, recurso ao crédito bancário e criação da polícia municipal.

O responsável garantiu ainda que o MpD tem toda a disponibilidade para dialogar com o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) com vista à "governação em estabilidade" no município de Santa Catarina.

"Estamos disponíveis para dialogar com o PAICV para que assuma vereações a tempo inteiro na câmara municipal e o MpD assuma um dos lugares na mesa da assembleia municipal", declarou.

O candidato do MpD foi reeleito para um segundo mandato, enquanto o PAICV ganhou a assembleia municipal por dois votos a mais, colocando o município numa situação de coabitação, até então inédita no país.

No sábado, num comício em Santa Catarina, Francisco Tavares afirmou que está pronto para eleições antecipadas, caso a Assembleia Municipal bloqueie a ação da câmara.

No comício, o autarca voltou a acusar o PAICV de ter obtido "na secretaria" a assembleia municipal em Santa Catarina.

O PAICV ganhou as eleições para a assembleia municipal depois de o Supremo Tribunal de Justiça ter julgado improcedente o recurso interposto pelo MpD.

O MpD solicitou o cumprimento de um acórdão do tribunal, de 10 de julho, no qual recomendou a repetição do apuramento geral de todas as 73 mesas do concelho para efeito de requalificação dos votos em branco e repetição da votação nas duas mesas de Boa Entrada e Cruz Grande.

Nestas duas mesas, as eleições foram repetidas a 22 de julho.

A repetição das eleições aconteceu na sequência de um pedido de impugnação feito pela candidatura do PAICV em 43 das 73 mesas do concelho, alegando fraude generalizada no sufrágio de 01 de julho.

CLI.

UNESCO apoia o arquipélago na estratégia para boa utilização da água

08 de Agosto de 2012, 13:21

Cidade da Praia, 08 ago (Lusa) - A organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) está a apoiar Cabo Verde na Implementação do Comité Nacional do Programa Hidrológico Internacional (PHI), anunciou hoje o Governo.

O programa visa formar os cidadãos para a boa utilização da água e promover o desenvolvimento de pesquisas sobre o problema dos recursos hídricos.

A ação constitutiva do Comité decorre na cidade da Praia e vai integrar representantes dos organismos públicos que lidam com a problemática da água, instituições que se dedicam à pesquisa e a sociedade civil.

Criado pela UNESCO em 1975, o PHI é um programa intergovernamental de cooperação científica para recursos hídricos, que permite aos Estados-membros melhorar os seus conhecimentos sobre o ciclo da água contribuindo para aumentar as suas capacidades de gestão e desenvolvimento dos recursos hídricos.

Segundo o ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, António Correia e Silva, que exerce, também, as funções de presidente da Comissão Nacional da UNESCO, o Comité Nacional do PHI, vai trabalhar várias dimensões da problemática da água com ênfase na questão da educação.

"Temos ainda na nossa sociedade vários segmentos sociais que não têm acesso à água de qualidade e água em quantidade, entendida como quantidade suficiente. Portanto, há aqui uma luta para uma melhor distribuição e para a melhor acessibilidade social", explicou.

A investigação será, segundo António Correia e Silva, outra vertente importante para se conhecer as potencialidades existentes em Cabo Verde em termos de recursos hídricos de forma promover a sua boa utilização.

Neste sentido, o ministro defendeu "um grande choque de conhecimento sobre a problemática da água em Cabo Verde".

"As nossas universidades têm que sinalizar nas suas ofertas formativas a temática da água. Têm que ter projetos de investigação que leva ao melhor conhecimento das nossas águas, melhores técnicas de mobilização e conservação da água", sugeriu.

António Correria e Silva adiantou que o Governo, através do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação, vai financiar aqueles que tenham melhores propostas para pesquisa e a formação avançada no domínio da água.

O Programa Hidrológico Internacional visa criar as bases técnicas e científicas para uma gestão dos recursos hídricos, constituindo o principal mecanismo da UNESCO para busca de soluções para os problemas prioritários dos recursos hídricos e dos ecossistemas relacionados, para o desenvolvimento de ferramentas e estratégias com vista à prevenção dos conflitos, entre e dentro dos Estados-membros.

CLI.

Preços dos combustíveis com redução até 10 por cento

08 de Agosto de 2012, 14:00

Cidade da Praia, 08 ago (Lusa) -- Os preços dos combustíveis em Cabo Verde sofreram hoje uma redução entre 4,56 e 10 por cento, a maior descida dos últimos meses, anunciou a Agência de Regulação Económica (ARE).

O gás butano e a gasolina foram os produtos que tiveram as baixas mais significativas (10% e 5,75% respetivamente).

O gasóleo sofreu uma redução de 4,56% e passa a custar 1,13 euros o litro. O preço da gasolina caiu de 1,73 euros para 1,63 euros. O petróleo normal também sofreu uma redução de 4,96%, custa agora 0,90 euros o litro.

O gás butano registou a baixa mais importante, com a garrafa de gás de 3kg a ser vendida por 3, 8 euros (menos 10,34%), a de 6 kg cai por 7,9 (menos 10,25%), a de 12,5 kg custará 16,5 euros (-10,28%) e a de 55 kg será vendida por 72,8 euros.

Para justificar estas descidas acentuadas, além da baixa dos preços de produtos petrolíferos no mercado internacional, a ARE informou que a cotação do euro em relação ao dólar continua a cair.

Estes fatores conjugados, diz a agência de regulação económica, resultou na redução das médias bimensais de todos os produtos petrolíferos, com maior incidência no gás butano.

CLI.

Sem comentários:

Mais lidas da semana