terça-feira, 28 de agosto de 2012

Timor-Leste: GOVERNO EXPORTA TIMORENSES, FESTA FALINTIL, A DEFESA COM A CPLP

 


Governo envia mais trabalhadores para a Coreia do Sul
 
Timor Digital – 28.08.12
 
Díli - O Governo vai proceder ao envio de mais sete timorenses para trabalharem na Indústria de Pesca sul-coreana.
 
Desde 2008, Timor-Leste já enviou 1.067 pessoas para a Coreia do Sul, com o fim de trabalharem em fábricas. Destes, 300 vão regressar a Timor-Leste em 2014, quando os seus contratos chegarem ao fim.

O secretário de Estado para a Política de Formação e Emprego, Ilídio Ximenes, pediu aos trabalhadores para serem disciplinados enquanto trabalharem na Coreia do Sul.

«A nossa mensagem para os trabalhadores timorenses aconselha-os a terem uma boa atitude e a não destruírem a imagem do país enquanto estiverem no estrangeiro», referiu Ilídio Ximenes.

Aqueles que terminarem o contrato de trabalho no próximo ano e voltarem para Timor-Leste, receberão empréstimos do Governo e do Banco Português em Díli, caso queriam executar o seu próprio negócio, o que poderá ajudar a reduzir o desemprego.

O secretário de Estado do apoio ao sector privado, Veneranda Lemos, disse que os trabalhadores devem ser unidos enquanto estiverem na Coreia do Sul e que deverão agir como embaixadores do seu país, não apenas cuidando dos seus próprios interesses financeiros.

(c) PNN Portuguese News Network
 
Reunião do Ministério da Defesa da CPLP
 
Timor Digital – 21.08.12
 
Díli - Timor-Leste será um país desenvolvido depois de ter implementado o Plano Estratégico de Desenvolvimento Nacional, de acordo com o Primeiro-ministro Xanana Gusmão.
 
«É comum dizer que não há paz sem democracia. Mas é igualmente verdade que, sem desenvolvimento, não há democracia e, consequentemente, não há paz», disse Xanana Gusmão, quando se dirigia para a reunião do Ministério da Defesa dos países de língua portuguesa em Fatuhada, Díli, na passada semana.

«É por isso que Timor-Leste está empenhado em implementar o Plano Estratégico de Desenvolvimento a 20 anos, que deve transformar-nos de um subdesenvolvido de baixa renda para uma nação de média-alta renda em 2030, fazendo utilização de todo o nosso material e do potencial humano», referiu.

Timor-Leste vive agora em paz e as instituições democraticamente eleitas desempenham as suas funções com pleno respeito pelas regras constitucionais, disse Xanana Gusmão.

«Isto foi provado recentemente pelas eleições Presidenciais e Parlamentares, que mostraram mais uma vez a maturidade e o civismo do povo timorense», disse o Primeiro-ministro, que se mostrou satisfeito com a reunião.

«A oportunidade de presidir ao início desta reunião faz-me orgulhoso como Primeiro-Ministro do Governo Quinto Constitucional, que foi jurado há apenas 10 dias. Como o ministro da Defesa e Segurança, é uma grande honra receber os representantes maiores das Forças Armadas dos países da CPLP».

Xanana Gusmão disse que a Força de Defesa de Timor-Leste, que é o herdeiro natural das FALINTIL, ainda está a crescer.

«A formação e profissionalização dos nossos militares não teriam sido possíveis sem o apoio de vários países amigos, em particular dos países da CPLP. Como tal, queremos fortalecer os laços de cooperação bilateral que temos», disse o Primeiro-ministro.

«Gostaria de destacar, tendo em vista a importância, o técnico de cooperação militar com Portugal. Entre outras actividades relevantes, esta cooperação tem sido responsável por fornecer treinamento militar para os novos recrutas que entram nas fileiras da F-FDTL», disse.

Xanana Gusmão disse acreditar que Timor-Leste vai continuar a desfrutar da boa vontade e da disponibilidade permanentes por parte dos países irmãos da CPLP.

«Seguindo o que Portugal nos indica, integrando pessoal da F-FDTL na missão no Líbano, queremos continuar a preparar as nossas forças para participarem em missões, sob a bandeira das Nações Unidas», concluiu o Chefe de Governo.

(c) PNN Portuguese News Network
 
37 º aniversário das FALINTIL no Governo
 
Timor Digital – 21.08.12
 
Díli - O Major-General Lere Anan Timur disse que os jovens timorenses devem olhar para os veteranos do país para retirarem exemplos de disciplina e organização.
 
No decorrer da cerimónia realizada esta segunda-feira, 20 de Agosto, para comemorar o 37 º aniversário das Forças Armadas de Libertação e Independência de Timor-Leste no Governo, o Major Lere Anan Timur disse que, durante os 24 anos em que a Indonésia ocupou o país, os veteranos das FALINTIL organizaram-se a trabalhar na selva para combaterem o inimigo.

«É a verdade. Durante a luta, as FALINTIL ganharam o coração do povo timorense ganharam Timor-Leste», disse o Major-General.

Lere Anan Timur agradeceu a outros timorenses que tomaram parte na longa luta contra o exército indonésio, tanto aqueles que trabalharam no movimento como os que faziam parte de uma frente diplomática.

Ele disse que os membros FALINTL lutaram com uma bandeira e um único objectivo: a vitória contra a força de ocupação.

«Os veteranos devem continuar a dar um bom exemplo às pessoas deste país, nomeadamente ajudando a resolver os muitos problemas enfrentados pela nação», disse o Major-General.

O Presidente da República, Taur Matan Ruak, não compareceu na cerimónia por se encontrar doente.

A celebração foi conduzida pelo Presidente do Parlamento Nacional, Vicente Guterres, com as participações do Primeiro-ministro Xanana Gusmão, do Presidente do Tribunal de Recurso, Claucio Ximnes, da Procuradora-Geral Ana Pessoa, e dos membros do Governo e do Parlamento Nacional.

O ex-Presidente do Parlamento Nacional, Francisco Guterres, o antigo Chefe de Estado, José Ramos Horta, e o ex-Primeiro-ministro, Mari Alkatiri, também participaram, juntamente com representantes de países lusófonos.

Um dia antes da cerimónia, o Presidente Taur Matan Ruak disse que o aniversário das FALINTIL é um motivador para cada cidadão contribuir para o bom desenvolvimento do país.

«Cada um deve trabalhar mais para desenvolver as pessoas e o país», referiu o Chefe de Estado.

Tratou-se também de um dia para lembrar aqueles que morreram em nome da independência do país, disse o Presidente.

(c) PNN Portuguese News Network
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia quase tudo sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 
Mais recentes
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana