quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Angola: VIRA O DISCO E TOCA O MESMO, TOCA O MESMO E VIRA O DISCO

 

Eduardo dos Santos tomou posse pela primeira vez, após 33 anos como Presidente
 
26 de Setembro de 2012, 11:33
 
Luanda, 26 set (Lusa) - José Eduardo dos Santos, chefe de Estado de Angola desde 1979, tomou hoje posse como Presidente do país na sequência das eleições gerais de 31 de agosto passado, desconhecendo-se os seus planos futuros.
 
Sucessor do líder histórico do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e "pai da independência", Agostinho Neto, José Eduardo dos Santos chegou ao poder aos 37 anos, ultrapassando grandes nomes do partido naquele período.
 
Assumiu a liderança a 21 de setembro de 1979 com o país na bancarrota, mergulhado numa guerra civil, que chegou a dar à União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) o controlo de 70 por cento do território, e, em plena Guerra Fria, contra as pretensões do bloco ocidental e Estados Unidos.
 
Na União Soviética, onde estudou no Instituto de Petróleo e Química de Baku, no Azerbaijão, a sua ascensão foi fortemente apoiada.
 
Atualmente, na Presidência de um Estado pacificado com abundantes receitas de petróleo e excedentes orçamentais, cortejado pelas grandes potências globais, desde a China aos Estados Unidos, Eduardo dos Santos tem na mão a "chave" do futuro político de Angola.
 
A adoção da nova Constituição, em fevereiro de 2010, define que o Presidente é nomeado a partir da lista do partido mais votado nas eleições gerais, o que perspetiva mais um ciclo de poder de dois mandatos, até 2022.
 
José Eduardo dos Santos, que recentemente completou 70 anos, nunca foi escrutinado individualmente, uma vez que nunca conseguiu confirmar a vitória na primeira volta das presidenciais de 1992 devido ao reinício da guerra.
 
Persiste alguma ambiguidade do Presidente em relação aos seus planos, levando os analistas a dividirem-se entre os que acreditam que irá ceder a Presidência ao seu "número dois" na lista do MPLA, Manuel Vicente, ainda durante o primeiro mandato, e os que acreditam que irá manter-se na liderança até lhe ser fisicamente possível.
 
Com uma liderança descrita como reservada, laboriosa e tenaz, "Zedu", como é conhecido, é o segundo líder mais antigo de África.
 
TQ (PDF).
 
Manuel Vicente empossado no cargo de vice-Presidente
 
26 de Setembro de 2012, 12:17
 
Luanda, 26 set (Lusa) -- Manuel Vicente prestou hoje juramento em Luanda no cargo de vice-Presidente de Angola, na sequência das eleições gerais de 31 de agosto passado.
 
A posse foi conferida pelo presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira, tendo Manuel Vicente lido a fórmula constitucional de juramento, com a mão direita sobre a Constituição, tal como já havia feito José Eduardo dos Santos para um mandato de cinco anos como Presidente da República.
 
EL.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Angola (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana