quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Moçambique: A TERRA É NOSSA, CHISSANO QUER UNIDADE, EXPORTAR CAHORA BASSA

 


Terra vai continuar na posse do Estado
 
26 de Setembro de 2012, 07:20
 
Pemba, Moçambique, 26 set (Lusa) - A terra em Moçambique vai continuar na posse do Estado, segundo a proposta de programa da Frelimo, que está a ser debatida no X congresso do partido no poder, que decorre em Pemba, norte do país.
 
"A terra não pode ser vendida ou, por qualquer outra forma, alienada, hipotecada ou penhorada", refere a proposta de programa que considera aquele bem "uma fonte de riqueza para os moçambicanos.
 
Após a independência, em 1975, a terra foi nacionalizada e assim se mantém desde então, apesar de alguma tímidas tentativas para inverter a situação.
 
Ex-Presidente Chissano apela à unidade para resolução dos problemas
 
26 de Setembro de 2012, 11:46
 
Pemba, Moçambique, 26 set (Lusa) - O antigo Presidente moçambicano Joaquim Chissano defendeu hoje a unidade do partido, para a resolução dos problemas do país, durante uma aguardada intervenção no X Congresso da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo).
 
Muito aplaudido pelos delegados, e dispondo de um tempo de intervenção acima dos três minutos que o presidente do partido, Armando Guebuza, raramente tem concedido a outros oradores, Joaquim Chissano defendeu que a Frelimo, "unida, contando com as próprias forças", é o exemplo de como se podem resolver problemas.
 
"Ninguém de fora vai resolver os nossos problemas, nós próprios é o que o devemos fazer, e tomemos este congresso como um exemplo", disse o presidente honorário da Frelimo.
 
O antigo chefe de Estado moçambicano apelou ainda à valorização das línguas nacionais em Moçambique, país de língua oficial portuguesa.
 
"Aqui, no congresso, cantámos, cada um na sua língua nacional, na sua língua local, mas muitos de nós não sabem o que eles estão a dizer nas canções", começou por dizer.
 
"Devíamos começar a valorizar as línguas nacionais aqui no seio do nosso partido. Não quer dizer que não vamos falar em português, mas devemos valorizar essas línguas porque são um conteúdo da nossa cultura", disse.
 
Joaquim Chissano evitou qualquer referência a eventuais divergências que mantém com a atual direção da Frelimo, presidida por Armando Emílio Guebuza, nem sobre pontos controversos de alteração de estatutos, em discussão no X Congresso.
 
A sua intervenção encerrou o período de debate, entrando o congresso na fase das votações. Hoje, será eleito o presidente da Frelimo, cargo a que apenas concorre o atual detentor, Armando Guebuza, e na quinta-feira serão eleitos os membros do comité central.
 
LAS.
 
Grupo suíço ABB vai reparar avaria que condiciona exportação de energia da HCB
 
26 de Setembro de 2012, 11:52
 
Maputo, 26 set (Lusa) - O grupo suíço ABB vai reparar a avaria da bobine de alisamento, de 150 toneladas, que regula o transporte de energia produzida na central elétrica da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), no centro de Moçambique, paralisada desde junho.
 
A empresa helvética obteve um contrato de 39 milhões de euros para concertar o estrago, que há quatro meses levou a HCB a operar a 70 por cento da sua capacidade.
 
A avaria, considerada de grande dimensão, ocorreu na subestação do Songo, na província de Tete, no centro de Moçambique, e deveria ser solucionada num máximo de 30 dias.
 
O dano na rede de distribuição de energia elétrica está a afetar exportações de energia para os países vizinhos, mas a direção da empresa HCB solicitou um empréstimo de um equipamento com caraterísticas similares às autoridades sul-africanas.
 
Em comunicado, a empresa suíça ABB, fornecedora de tecnologia de energia e automação industrial, refere que a renovação da estação vai garantir a fiabilidade do sistema, o que permitirá que a HCB respeite o acordo de fornecimento de energia rubricado com a Eskom, empresa pública sul-africana.
 
A HCB exporta energia para a África do Sul, Zimbabué, Malaui, Botsuana e Zâmbia, países localizados na região austral do continente africano.
 
Recentemente, o administrador para a Área Técnica da HCB, Gildo Sibumbe, afirmou que o equipamento avariado é "muito pesado", pelo que "o seu transporte deve ser muito lento".
 
"Por isso, estamos já a negociar com a Administração Nacional de Estradas (de Moçambique) para encontrarmos uma saída de forma a evitar a destruição de rodovias, com particular atenção para as pontes, que poderão desabar devido ao peso da bobine, que é de cerca de 150 toneladas", disse.
 
Anteriormente, o presidente da HCB, Paulo Muxanga, disse à Lusa que a hidroelétrica está no limite da sua capacidade de produção, pois cada um dos seus cinco geradores produz 415 megawatts e já não pode produzir mais que os 2.075 megawatts que gera atualmente.
 
MMT.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Moçambique (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana