quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Cabo Verde: JORGE AMADO, DESEMPREGO SUBIU, TARDIO DIREITOS DAS CRIANÇAS

 


Academia de Letras do Brasil distingue embaixador cabo-verdiano com Medalha Jorge Amado
 
25 de Setembro de 2012, 15:09
 
Cidade da Praia, 25 set (Lusa) - A Academia de Letras e Música do Brasil (ALMUB) distingue hoje o embaixador de Cabo Verde em Brasília, Daniel Pereira, com a medalha do Mérito Centenário de Jorge Amado.
 
Segundo o sítio da embaixada de Cabo Verde no Brasil, citado hoje pela imprensa cabo-verdiana, a medalha atribuída a Daniel Pereira, que é também escritor e historiador, foi formulado pela vice-presidente da ALMUB, Nazareth Tunholi.
 
Daniel Pereira, embaixador de Cabo Verde no Brasil há seis anos, foi igualmente declarado cidadão honorário de Brasília, Distrito Federal, e a sessão de outorga do título ocorreu a 12 deste mês na Assembleia Legislativa da capital política do Brasil.
 
A distinção, proposta da deputada brasileira Luzia de Paula, distingue a "intensidade da intervenção" de Daniel Pereira na sociedade brasileira, que "ultrapassa largamente" as suas funções de embaixador de Cabo Verde no Brasil e alcança "o cenário cultural, administrativo e até religioso" local.
 
Daniel Pereira, 61 anos, na carreira diplomática há 20, é também historiador e autor de diversos livros sobre a história de Cabo Verde e de algumas das suas principais personagens.
 
Entre os seus trabalhos publicados contam-se "Cabo Verde - Marcos Cronológicos da Cidade Velha", "A Importância Histórica da Cidade Velha" e "Cabo Verde - Apontamentos Históricos sobre a Ilha do Fogo".
 
A AMUB, fundada a 23 de outubro de 1976, em Brasília, visa congregar escritores, compositores e músicos brasileiros e estrangeiros radicados no Brasil, conceder títulos, prémios e honrarias e promover o intercâmbio cultural e social com entidades culturais, públicas e privadas, bem como com organismos internacionais.
 
JSD.
 
Taxa de desemprego subiu para 12,2 por cento em 2011
 
25 de Setembro de 2012, 20:03
 
Cidade da Praia, 25 set (Lusa) - A taxa de desemprego em Cabo Verde aumentou de 10,2 por cento, em 2010, para 12,2 por cento em 2011, segundo dados divulgados hoje na Cidade da Praia pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano.
 
Os dados do INE, citados pela agência Inforpress, indicam que os concelhos mais atingidos pela taxa de desemprego foram São Vicente (18,3 por cento), Ribeira Grande de Santiago (15,3 por cento) e Cidade da Praia (13,8 por cento).
 
O número de desempregados entre os 15 e 24 anos atingiu 27,1 por cento, enquanto na faixa etária entre 15 e 34 anos (camada jovem), a taxa situou-se em 20,7 por cento.
 
A ministra da Juventude, Emprego, e Desenvolvimento dos Recursos Humanos cabo-verdiana, Janira Hopffer Almada, considerou que o aumento da taxa de desemprego deve-se "à crise financeira e económica internacional".
 
"O Governo assume esses dados com toda a responsabilidade, mas sem dramatismo", disse, garantindo que o executivo vai continuar a trabalhar para criar condições que aumentem a empregabilidade.
 
Para diminuir a taxa de desemprego no país, a ministra defendeu o reforço de medidas ativas de emprego, nomeadamente a formação profissional, as bolsas de formação e emprego, os estágios profissionais, o micro crédito e o autoemprego.
 
Janira Hopffer Almada defendeu também a flexibilização do mercado laboral, para permitir a entrada de mais jovens no mercado de trabalho, sobretudo os que estão a terminar a sua formação profissional, ensino técnico ou superior.
 
JSD.
 
Cabo Verde assina convenção, 23 anos depois de aprovada na ONU
 
25 de Setembro de 2012, 21:01
 
Cidade da Praia, 25 set (Lusa) - Cabo Verde assinou, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, a Convenção sobre os Direitos das Crianças, 23 anos depois de a ONU a ter aprovado, em 1989, indica hoje um comunicado oficial.
 
Numa nota, o Ministério das Relações Exteriores de Cabo Verde indica que o documento foi assinado na segunda-feira pelo chefe da diplomacia cabo-verdiana, Jorge Borges, no âmbito da 67.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em que participa a missão do arquipélago, liderada pelo presidente Jorge Carlos Fonseca.
 
"Esta iniciativa representa o reforço do compromisso de Cabo Verde na defesa dos direitos humanos, em geral, das crianças, em particular, e pelo respeito do direito internacional", lê-se na nota, que lembra que Cabo Verde ratificou-a internamente em 2002.
 
Ao reconhecer a importância da cooperação internacional para a melhoria das condições de vida das crianças em todos os países em desenvolvimento, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança a 20 de novembro de 1989, sendo oficializada, no ano seguinte, como lei internacional.
 
Segundo as Nações Unidas, Cabo Verde, após Portugal, Brasil e Guiné-Bissau (todos em 2000), tornou-se o quarto país lusófono a assinar, na sede da ONU, a convenção.
 
Segundo a lista atualizada de países que assinaram e ratificaram a convenção no site da ONU, dos oito Estados lusófonos, apenas Cabo Verde, Portugal e Brasil cumpriram os dois requisitos, uma vez que a Guiné-Bissau ainda não a ratificou internamente.
 
Angola (em 2007), Moçambique (2004) e Timor-Leste (em 2004) ratificaram-na, mas não a assinaram, e São Tomé e Príncipe não surge em nenhuma das duas listas.
 
JSD.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Cabo Verde (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana