sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Guiné-Bissau: Presidente de transição anuncia participação na assembleia geral da ONU

 

i online - Lusa
 
O Presidente da República de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, "representará o país ao mais alto nível" na 67.ª Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque, segundo uma nota hoje divulgada em Bissau.
 
A Assembleia Geral da ONU, este mês, é "uma ocasião a todos os títulos soberana para Manuel Serifo Nhamadjo informar o mundo sobre a evolução da transição na Guiné-Bissau, fundamentalmente no que diz respeito aos aspetos político-económico, social e segurança interna", diz também o comunicado do gabinete do Presidente de transição, que ocupou o cargo após o golpe de estado de 12 de abril.
 
Serifo Nhamadjo, ainda de acordo com o mesmo comunicado, "é um dos convidados de honra do governo dos Estados Unidos para participar numa receção que será oferecida nesta circunstância a mais de 100 personalidades".
 
O convite a Serifo Nhamadjo foi endereçado pelo secretário de Estado-adjunto do governo norte-americano para os assuntos africanos, Johnnie Carson, tendo o Presidente de transição já confirmado a presença, diz o comunicado.
 
No grupo de convidados, segundo a Presidência, estão nomes como a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, a embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Susan Rice, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon.
 
Serifo Nhamadjo parte para os Estados Unidos no próximo dia 26 e permanece em Nova Iorque até 01 de outubro.
 
Nos últimos tempos a imprensa guineense tem suscitado a dúvida sobre quem irá representar o país na Assembleia Geral da ONU. Em Bissau há um Presidente e um governo de transição que todavia não são reconhecidos pela maior parte da comunidade internacional.
 
Um golpe de Estado a 12 de abril passado depôs o Presidente interino, Raimundo Pereira, e o primeiro-ministro eleito, Carlos Gomes Júnior. Os dois estão atualmente a viver em Portugal.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana