terça-feira, 4 de setembro de 2012

Timor-Leste: PORTUGUÊS DIRIGE SANTOS NEGÓCIOS DE BAUCAU, ZÉLIA NA PGR

 

Investimentos da Diocese de Baucau são coordenados por empresário de Penafiel
 
04 de Setembro de 2012, 23:37
 
Penafiel, 04 set (Lusa) - Vários projetos da Diocese de Baucau, em Timor-Leste, são liderados, há alguns meses, pelo empresário de Penafiel, António Sousa, a convite do bispo D. Basílio do Nascimento.
 
"Estive lá em janeiro de férias com o padre Feliciano Garcês e o arquiteto Joaquim Magalhães e acabei por ser convidado para organizar as empresas da diocese", contou à Lusa.
 
António Sousa, de 44 anos, empresário ligado ao turismo, é atualmente o coordenador de um conjunto de investimentos empresariais daquela diocese timorense.
 
Uma fábrica de mobiliário com 25 trabalhadores, montada com máquinas cedidas gratuitamente por empresários de Paredes, uma gráfica, uma oficina de reparação de automóveis e uma pequena pousada são projetos atualmente liderados em Baucau pelo empresário português.
 
"Estamos lá para ajudar, nomeadamente ao nível da formação dos recursos humanos. Felizmente, a diocese já é o maior empregador da cidade", garantiu.
 
Em Baucau, encontram-se mais dois profissionais portugueses experientes, um a liderar a oficina de carros e outro como responsável da fábrica de móveis.
 
António Sousa explica que uma das maiores preocupações da diocese é colaborar no desenvolvimento económico do território, ajudando à criação de emprego e melhorando as condições de vida da população.
 
"Fomos muito bem recebidos pelos timorenses", disse, destacando as melhorias de desempenho dos operários locais.
 
À Lusa, o empresário disse passar atualmente mais tempo em Timor-Leste do que em Portugal.
 
Em poucos meses, além da reorganização do que existia, já surgiram novas ideias para dinamizar os projetos em curso e lançar outros mais ambiciosos.
 
Dentro de alguns meses, avançou, vai abrir o primeiro ponto de venda, tipo "showroom", da empresa de mobiliário na cidade de Díli, onde há maior poder aquisitivo da população.
 
"Com mais vendas, acreditamos que vai ser possível fabricar em série, aumentando a produção na fábrica", afirmou.
 
Também numa fase avançada encontra-se um investimento turístico, previsto para uma praia a 30 minutos de Díli, segundo um projeto do arquiteto do Porto Joaquim Magalhães.
 
O empreendimento vai contar com 15 "bungalows", assumindo o empresário que este é o primeiro passo para outros investimentos semelhantes no país.
 
"Timor-Leste tem um enorme potencial turístico, que deve ser aproveitado em prol do desenvolvimento do país", defendeu, assumindo que o eventual apoio do Estado timorense a estes projetos da diocese ajudará a acelerar o investimento.
 
António Sousa assume o seu papel de interlocutor entre a diocese de Baucau e empresas portuguesas da região de Penafiel e Paredes, interessadas em investir em Timor-Leste.
 
Uma grande empresa do ramo alimentar e outra de comércio de pneus, sediadas em Penafiel, estão a equacionar apostas naquele país, aproveitando a presença de portugueses que conhecem bem a realidade económica timorense.
 
APM.
 
Zélia Trindade tomou posse como Vice-procuradora Geral da República
 
04 de Setembro de 2012, 15:16
 
Zélia Trindade tomou ontem posse como Vice-Procuradora Geral da República (PGR), na presença do PR Taur Matan Ruak.

“A entrada de Zélia Trindade visa reforçar o serviço da procuradoria, de forma a garantir a qualidade e profissionalismo aos nossos cidadãos,” disse Taur Matan Ruak. O PR reconhece o esforço desta instituição nos últimos dez anos, na sua contribuição para o desenvolvimento do país .

Por sua vez a vice-PGR Zélia Trindade diz ser um grande privilégio estar a assumir este cargo e agradece a Taur Matan Ruak por lhe ter depositado total confiança.

SAPO TL com Suara Timor Lorosae
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia quase tudo sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)

1 comentário:

Anónimo disse...

Portanto podemos garantir de que a igreja será umas das instituições mais ricas em Timor-Leste, com poderes de compra e de venda. Esta também será umas da que mais têm empregados. Força toda a gente.

Mais lidas da semana