sábado, 27 de outubro de 2012

António Costa diz que futuro não está na saída “dos melhores” para o estrangeiro

 

JYF – MSP - Lusa
 
Paris, 27 out (Lusa) - O presidente da câmara de Lisboa, António Costa, afirmou hoje, em Paris, que o futuro de Portugal não está na saída "dos melhores" para o estrangeiro, mas antes na capacidade de o país "aproveitar a geração mais bem qualificada que alguma vez teve".
 
"O nosso futuro não está [na saída dos] melhores. Está certamente [na nossa capacidade] de aproveitar aquela geração mais bem qualificada que alguma vez o país teve, e que seria um desperdício deixar fugir", disse à Lusa António Costa, à margem da anual noite de gala que a Câmara de Paris dedica à comunidade portuguesa em França, e que celebra também a implantação da República portuguesa.
 
Embora tendo sublinhado não pretender comentar diretamente os discursos do primeiro-ministro e do Governo português, que, nos últimos meses, têm feito apelos à emigração, o autarca considerou que, "se há coisa de que Portugal precisa, é de mais gente qualificada e não de menos gente qualificada".
 
"Aquilo que eu acho é que nós temos, todos, em Portugal, que olhar para os bons exemplos daqueles que encontraram forma de resolver os problemas, que resolveram os problemas, e seguiram em frente. E foi isso que nós no passado fizemos, e é isso que certamente agora vamos ter de fazer para triunfar", acrescentou, referindo-se ao caminho que a comunidade portuguesa em França fez nas últimas décadas.
 
Minutos mais tarde, dirigindo-se a um salão de festas com cerca de meia centena de portugueses e lusodescendentes, António Costa afirmou sentir, sempre que regressa a Paris, "orgulho no respeito, admiração e consideração que Portugal tem em França, graças aos [seus] excecionais embaixadores, que são os portugueses que aqui trabalham".
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana