sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Brasil: Força policial se prepara para ocupar favelas com maior cracolândia no Rio

 

 
Agentes devem entrar no Jacarezinho e Complexo de Manguinhos no domingo, 14
 
As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro estão mobilizadas para ocupar dois importantes redutos do tráfico de drogas. Os alvos devem ser o Complexo de Manguinhos e a favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio. Fontes ouvidas pelo R7 confirmaram que a ocupação vai acontecer no próximo domingo (14).
 
A expectativa é de que a ocupação, que contará com apoio de militares e veículos blindados da Marinha, seja o primeiro passo para a implantação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na região. Procurada pelo R7, a Secretaria de Segurança Pública não confirmou a informação.
 
A decisão de ocupar a região já teria sido tomada pelo secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, há três meses, quando 15 bandidos das duas comunidades invadiram a Delegacia do Engenho Novo (25ª DP) e resgataram o traficante DG que estava preso dentro da carceragem da unidade.
 
O ocupação foi adiada, no entanto, por causa da chacina de Mesquita, quando traficantes mataram nove pessoas durante um fim de semana. Policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais), que vão ocupar Jacarezinho e Manguinhos, foram empregados na ocupação da favela da Chatuba, em Mesquita, até a instalação da Companhia Destacada.
 
Após a ocupação dos complexos do Alemão e da Penha, no fim de 2010, as favelas do Jacarezinho e de Manguinhos, Mandela e Varginha, que formam o Complexo de Manguinhos, se transformaram no principal reduto da maior facção criminosa do Rio.
 
Manguinhos, por exemplo, se tornou o maior centro distribuidor de drogas da organização criminosa. As cargas de maconha, cocaína e crack chegam em grandes quantidades e são separadas, preparadas para a venda e enviadas para outras favelas da mesma facção.
 
As duas comunidades são dividas por avenidas importantes da zona norte, como Dom Hélder Câmara e Democráticos. Pela circulação de traficantes armados com fuzis entra as duas comunidades e dos frequentes tiroteios, a região ficou conhecida como “Faixa de Gaza”. À noite, muitas pessoas evitam circular pela região.
 
As duas comunidades também se transformaram em pontos de consumo de crack no Rio, alvos constantes de operações da Secretaria Municipal de Assistência Social.
 
Além da implantação da UPP, que deve acontecer no ano que vem, a região também vai receber a Cidade da Polícia, um conjunto de dez prédios que vai abrigar cerca de 30 delegacias especializadas da Polícia Civil, onde vão trabalhar cerca de 3.000 agentes, até junho de 2013.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana